sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Existe diferença entre Stanton Friedman e Philip Klass?

 

 


                                                  Philip Klass

Quando Stanton Friedman morreu, pensei que não era apropriado mencionar muitas das acrobacias que ele havia feito durante sua carreira na ufologia. Achei que poderia fazer algo mais tarde, mas, com o passar do tempo, parecia que a motivação havia passado. Além disso, ele não estava mais aqui para tentar explicar suas ações, então nunca tive a oportunidade de escrever nada a respeito disso.

 

Tudo mudou quando ouvi Richard Dolan e Kathleen Marden denegrirem Philip Klass com boatos e meias verdades. Fiquei surpreso com o fato de que quase tudo o que eles estavam dizendo sobre Klass poderia ser dito sobre Friedman, com exceção da alegação absurda de que Klass havia sido um agente soviético, o que se tornou quase comum quando se quer destruir o caráter de alguém no mundo hoje. Acuse-os de conluio com os russos. Oh, não me entenda mal. Philip Klass recorreu a alguns truques bem sujos em sua carreira ufológica. Eu fiz uma longa postagem sobre isso há alguns anos, quando fui desafiado a fornecer provas de minha afirmação sobre isso.

 

Para que todos saibam, conheci Klass em um nível pessoal. Enquanto eu fazia um curso em Washington, D.C., Klass me levou para velejar no rio Potomac. Visitei-o em sua casa e, ao longo dos anos, tínhamos compartilhado a mesa de jantar várias vezes. Eu também me correspondia muito com ele. A última vez que o vi foi em St. Louis, em 2000, no Simpósio da MUFON. Ele me pediu para ajudá-lo a chegar ao seu quarto. Naquela época, sua saúde havia se deteriorado a ponto de ser difícil para ele se locomover.

 

No entanto, trata-se de Stanton Friedman. Eu o conhecia há trinta anos e, se bem me lembro, o conheci enquanto estava em Roswell para gravar um segmento para "Unsolved Mysteries". Conversamos várias vezes e até compartilhamos uma ou duas refeições.

 

Não havia questionamentos sobre Stanton Friedman na época. Isso viria depois.



                                              Stanton Friedman

 


A animosidade provavelmente começou quando nos encontramos, junto com Don Schmitt, em Illinois. Eu havia abordado a editora Avon Books com uma proposta de escrever um livro sobre o caso Roswell. Uma oferta foi estendida e isso não era segredo. Friedman sugeriu que todos trabalhássemos juntos. Seu nome seria o último do livro, ele receberia um quarto do dinheiro e prestaria assistência com testemunhas.

 

Nós, ou seja, Don e eu, já tínhamos experimentado o gostinho dessa assistência. Don estava tentando encontrar Bill Rickett, do escritório do Grupamento de Contrainteligência em Roswell. Friedman disse para não se preocupar porque Rickett havia morrido. Don localizou um número de telefone e falava com Mary Rickett, fazendo perguntas, quando ela interrompeu e perguntou: "Você gostaria de falar com Bill? Ele está sentado bem aqui."

 

Existem outros exemplos disso, mas, na verdade, eles são apenas curiosidades. Em vez disso, vamos passar para outras questões mais importantes. Depois que decidimos, Don e eu, que não aceitaríamos a oferta de Friedman, ele escolheu um caminho diferente. Ele enviou à editora Avon Books e ao nosso editor, John Douglas, uma carta datada de 11 de junho de 1990. Havia várias alegações na carta. Friedman escreveu:

 

“Estive em Roswell duas vezes no ano passado e talvez, infelizmente, tenha compartilhado algumas de minhas pesquisas recentes com Randle e Schmitt. Como [Bill] Moore teria lhe contado, falava-se de um livro dele, eu e Jaime Shandera atualizando a história de Roswell...

 

Como você pode ver pelo artigo incluso, não fiquei feliz com o livro "Roswell Incident" [Incidente em Roswell] por causa do material inapropriado que foi incluído, uma citação incorreta minha e a ausência do reconhecimento em contrato da minha principal contribuição. Estou certamente ansioso para ver se, no livro de Randle Schmitt, mais uma vez minha contribuição é subestimada e se há muitos erros factuais, exageros fantasiosos, levantamento de minhas pesquisas, muitas das quais ainda não foram publicadas. Acho que a história precisa ser contada, mas com todo o crédito pela minha e por outras investigações... Afinal, no final de 1985, Moore e eu localizamos 92 pessoas ligadas ao evento. É difícil acreditar que S e R não dependiam muito dessa base para o livro deles...

 

Aguardo ansiosamente uma cópia do manuscrito apenas para revisão.”

 

Há dois pontos que precisam ser destacados. Primeiro, passei quase 24 horas no telefone com os advogados do editor, explicando como, onde e quando entrevistamos as testemunhas. Finalmente, um dos advogados perguntou se eu tinha fitas e eu disse: "Áudio e vídeo". Isso acabou com o problema.

 

Mas lembre-se de como Friedman reclamou: "Estou certamente ansioso para ver se, no livro de Randle Schmitt, mais uma vez minha contribuição é subestimada e se há muitos erros factuais, exageros fantasiosos, levantamento de minhas pesquisas, muitas das quais ainda não foram publicadas."



 


Carta de Friedman a John Douglas

 

Isso é exatamente o que ele fez em seu livro "Crash at Corona" [Queda em Corona]. Há uma longa citação de Bill Brazel, descrevendo o que seu pai, Mack Brazel, disse a ele sobre a descoberta do objeto acidentado e, em seguida, uma seção mais longa que descreve o que Bill viu e encontrou. As descrições estão nas páginas 84 a 85 da edição de capa dura original desse livro. Esta informação veio de uma entrevista conduzida por Don e eu, no Outpost, em Carrizozo, Novo México, em 19 de fevereiro de 1989. Não há nenhuma referência à nossa entrevista com Brazel no livro. Foi retirada sem permissão ou confirmação, e é um flagrante de plágio.




Da esquerda para a direita, Kevin Randle, Bill Brazel e Don Schmitt no Outpost, em Carrizozo.

 

Para piorar, Friedman alterou a entrevista inserindo uma palavra na descrição de Brazel dos quatro militares que vieram vê-lo. Para tornar o depoimento compatível com o de Gerald Anderson, Friedman colocou a palavra "negro" entre colchetes porque Anderson contou a Friedman sobre um sargento negro que os expulsou do local do acidente nas Planícies de San Agustin.

 

Então, para explicar essa inserção, ele afirmou que Brazel havia usado uma palavra com carga racial para descrever o sargento. Bill Brazel, entretanto, nunca identificou nenhum dos soldados como negro. Em uma entrevista de 1992, quando lhe perguntei especificamente sobre isso, Brazel disse que nenhum deles era negro. Friedman mudou o testemunho para se adequar às suas próprias crenças e depois mentiu sobre o motivo dessa mudança.

 

Friedman, é claro, recuou em suas afirmações sobre nosso livro assim que recebeu uma carta do advogado do meu agente. Na carta de 30 de julho de 1990, Friedman apontou: "Não aleguei plágio ou violação de direitos autorais… Tive várias discussões amigáveis ​​com Kevin e Don sobre o livro e estou bastante satisfeito de que meus direitos não foram violados." (Observe aqui que agora somos Kevin e Don, e não Randle e Schmitt.)

 

Esse está longe de ser o único exemplo de Friedman usando nossa pesquisa sem crédito ou atribuição em seu livro; apenas o maior e mais óbvio. Ele cita Marian Strickland, vizinha de Mack Brazel, sobre seu tratamento enquanto era "hóspede" do Exército. Mais uma vez, a informação veio de mim e Don, mas não foi dado crédito nem atribuição. Nós a entrevistamos em janeiro de 1990 e, novamente, em setembro de 1990. Também levamos Don Berliner para se encontrar com ela, mas Friedman não mencionou isso.

 

Tudo isso veio à tona em 1993, quando Dick Hall, do Fund for UFO Research, se envolveu. Ele pediu evidências de minhas alegações e publicou seus resultados na edição de maio/junho de 1993 do International UFO Report. Ele escreveu:

 

“Randle alegou que Friedman e outros, aparentemente agindo em conjunto, tentaram interferir com a publicação do livro "UFO Crash at Roswell" [Queda de OVNI em Roswell], que estava em preparação, entrando em contato com a editora Avon Books, fazendo acusações de plágio e geralmente contestando o caráter e integridade de Randle. Pedi a Randle a documentação, que ele forneceu. Pedi uma explicação a Friedman, mas ele nunca respondeu...

Outros repetidos ataques ad hominem não serão mencionados. O esforço conjunto para destratar o livro de Randle e Schmitt é indefensável.”

 

 

Friedman e o circuito de palestras

 

Há outro aspecto em tudo isso, também. Fui convidado para fazer uma apresentação em Cincinnati no início dos anos 90. Os anfitriões me disseram na manhã da apresentação que Friedman havia ligado para eles, perguntando por que eles haviam me convidado. Ele disse a eles: "Vocês não queriam um cientista?"

 

Eu disse o que eles deveriam ter dito: "Claro. Você conhece algum?"

 

Mas realmente não havia como mudar as coisas em cima da hora, mesmo que Friedman tivesse sido bem-sucedido em sua tentativa de fazer com que cancelassem minha apresentação. Isso sugere um problema maior.

 

Pode-se dizer que não posso provar que esse pequeno incidente ocorreu e isso é verdade. O principal anfitrião morreu há alguns anos. No entanto, não sou o único que teve esse problema. Eu tenho uma carta, fornecida por Robert Hastings, muito conhecido no circuito de palestras sobre OVNIs e como autor de "UFOs and Nukes" [OVNIs e Armas Nucleares]. Em uma carta datada de 25 de julho de 1989, John J. Romero, Jr., advogado de Hastings, escreveu:

 

"Esta carta acusará o recebimento de sua correspondência [de Friedman] datada de 26 de maio de 1989. Em sua carta, você afirma que não acusou o sr. Hastings de fraude e que não o difamou. Você afirmou ainda que não tem 'nenhuma intenção de difamá-lo no futuro'.

 

Em sua carta de 26 de maio, você sugere que nossa preocupação pode não ter mérito. Informamos que nossa posição se baseia na declaração por escrito da sra. Karyl Kumer, Diretora de Serviços de Apoio ao Aluno do Central Florida Community College. Em sua declaração, a sra. Kumer relata inequivocamente que você a informou anteriormente que Robert Hastings não sabia do que estava falando, que ele não tinha os 'fatos reais' e que 'era apenas mais uma fraude'.

 

A sra. Kumer está preparada para assinar uma Declaração Juramentada sobre o conteúdo dessa conversa em particular."

 


 


 

Carta a Friedman documentando

que ele mentiu sobre Hastings

E para mostrar que se tratava de uma campanha contínua de Friedman para tirar outras pessoas do circuito de palestras, há uma carta datada de 1º de agosto de 1992, na qual Jim Mosely escreveu:

 

"Em resposta a Friedman - Eu só posso dizer a você, como eu diria a qualquer pessoa que pergunte sobre minha própria experiência com o Tio Stan: Em 1966, o "gás do pântano", em Michigan, me impulsionou indiretamente ao estrelato no campo da ufologia, e eu terminei lecionando para mais de 100 faculdades em todo o país, no lucrativo circuito universitário. Então, por volta de 1970, Stan começou a aparecer no circuito. Ele era muito mais qualificado do que eu e eu estava ficando cansado disso tudo de qualquer maneira, então não me importei de ser pressionado. MAS eu me importava com seu método: várias faculdades me disseram que depois que eu já estivesse reservado, ele ligaria mais de uma vez e imploraria que eles me cancelassem e me colocassem em meu lugar. Pura sujeira, eu falei. Quando finalmente larguei o circuito universitário em 1974, Stan uma vez me disse ao telefone: 'Não preciso mais pensar em você como um rival'."

 


 


 

Carta de Moseley documentando que

Friedman tentou cancelar suas reservas

 

O Fiasco de Gerald Anderson

 

Aqueles de vocês que já visitaram meu blog [kevinrandle.blogspot.com], ou leram muitos dos meus livros sobre o caso Roswell, sabem que Don e eu nunca aceitamos a história de Gerald Anderson de ter visto um disco voador acidentado nas Planícies de San Agustin. Tínhamos flagrado Gerald Anderson, uma das principais testemunhas de Friedman, em uma série de mentiras, mudanças em seu depoimento e um daqueles exageros fantasiosos que tanto preocupavam Friedman.

 

Fui o primeiro a entrevistar Anderson quando ele retornou meu telefonema e, como ele afirmou ser uma testemunha direta tanto da nave quanto dos corpos, ele poderia ser importante. O fato de ele ter cinco anos na época do incidente era problemático, e ele ter alegado que o objeto caiu nas planícies era outro fato preocupante. Quase assim que desliguei o telefone, enviei um e-mail para Friedman sobre Anderson e suas alegações. Por causa do que Anderson tinha me contado, eu sabia que Friedman gostaria de saber a respeito. Isso só prova que a cooperação com Stan sempre foi uma via de mão única. Eu enviava informações para ele, mas nunca recebia nada de volta.

 

Friedman, em sua primeira conversa por telefone com Anderson, disse-lhe que não trabalhasse comigo, que eu era um ex-membro da Inteligência da Força Aérea e que escrevia romances. Ele disse para apenas trabalhar com ele, me cortando das conversas e das investigações. Na verdade, de acordo com Anderson, só conversamos por 26 minutos e a conversa não foi tão amigável, então isso não foi um problema para ele. Eu rebati a afirmação dizendo que minha fita da entrevista durou mais de 50 minutos e foi, de fato, bastante amigável.

 

John Carpenter, trazido por Friedman para conduzir parte da investigação de Anderson, sugeriu que minha fita estava lenta. Para provar isso, Carpenter me enviou uma cópia da conta de telefone de Anderson mostrando uma ligação que durou apenas 26 minutos. Esse foi um dos maiores erros que Anderson cometeu durante o tempo que passou no meio ufológico.

 

Friedman, é claro, me atacou por chamar Anderson de mentiroso e sugeriu que eu não era nada mais do que um propagandista anti-abdução. Não tenho certeza do que minhas opiniões sobre abdução alienígena têm a ver com o caso em questão, mas suponho que qualquer lama que você possa atirar é melhor do que lama nenhuma.

 

Como meu número de telefone estava na conta de telefone, levei-a à Southwestern Bell e perguntei se eles poderiam validá-la. Becky Pim forneceu uma cópia da conta de seus registros. Não combinava com o que Anderson havia criado. Validou o que eu estava dizendo sobre a duração da ligação. Anderson havia falsificado a conta de telefone. Por fim, ele admitiu isso quando confrontado por Carpenter e as evidências que eu havia fornecido. Tudo isso foi explicado na edição de setembro de 1992 do International UFO Reporter. Veja também o artigo de John Carpenter "Gerald Anderson: Disturbing Revelations" [Gerald Anderson: Revelações Perturbadoras], de março de 1993, no MUFON UFO Journal.

 

Embora Anderson tivesse admitido a verdade, Friedman continuou a apoiá-lo, sugerindo que Anderson havia criado a conta de telefone para me deixar mal por causa do que eu disse sobre ele. Essa foi uma tentativa de me culpar pelo mau ato de Anderson. Era porque, francamente, eu estava dizendo a verdade sobre ele e Anderson não gostou.

 

Isso levou, entretanto, a um ponto muito mais importante. Anderson identificou os arqueólogos que deveriam estar nas planícies naquele dia de 1947. Anderson disse que o líder era Adrian Buskirk. Tom Carey, que possui um diploma em antropologia, saiu à procura de Buskirk. Ele encontrou um Winfred Buskirk, que tinha um diploma em antropologia. Usando um retrato falado de Buskirk fornecido por Anderson, ficou claro que Winfred Buskirk era Adrian Buskirk. O problema era que Buskirk, em 1947, não estava nas Planícies de San Agustin, mas no Arizona conduzindo pesquisas para a sua dissertação de doutorado.

 

A pergunta era: se Anderson não viu Buskirk nas planícies, então como ele poderia identificá-lo como um antropólogo? Buskirk, descobriu-se, havia lecionado no ensino médio em Albuquerque, em 1957, quando Anderson era um estudante do ensino médio. Anderson frequentou o mesmo colégio e, segundo Buskirk, fez o curso de antropologia. Essa era a ligação.

 

Buskirk estava tão curioso quanto nós sobre a ligação e ligou para amigos em Albuquerque que puderam verificar o histórico escolar de Anderson. Embora Buskirk não se lembrasse de Anderson, as transcrições provaram a ligação. Anderson, segundo a documentação, havia feito o curso de antropologia. Não apenas colocamos Anderson na mesma escola que Buskirk, mas também o colocamos na mesma sala de aula.

 

Buskirk forneceu os nomes de vários funcionários no caso de eu querer verificar as informações sobre Anderson frequentando a aula de antropologia de Buskirk, que era o único curso de antropologia oferecido. Conversei com esses funcionários, que estavam olhando as transcrições enquanto eu falava com eles ao telefone. Anderson tinha feito o curso de antropologia. Anderson, é claro, negou e tirou uma xerox da transcrição do ensino médio, mas parecia que havia sido modificada, assim como ele fizera com a conta de telefone. Foi outro exemplo de Anderson forjando um documento.

 

Embora você possa dizer que Friedman estava apenas apoiando uma testemunha em cuja história ele acreditava, na verdade é muito pior. Friedman sabia a verdade sobre Anderson e sua falsa história de estar nas planícies com o Dr. Buskirk. Mas Friedman queria preservar a história porque apoiava sua teoria de uma colisão entre dois discos voadores, com um caindo perto de Roswell e o outro caindo nas planícies.

 

Em uma carta datada de 19 de agosto de 1991, e aparentemente escrita às 9 da manhã, Buskirk forneceu a última prova disso. Ele escreveu:

 

"A sra. Robert Klicker acabou de me ligar de Albuquerque. Ela recebeu um telefonema de Jim Hulsman, que checou os registros escolares para nós. (Aparentemente, o Dr. Friedman já havia feito perguntas a Hulsman).

 

Anderson havia ligado para Hulsman para dizer que não queria que Hulsman ou a escola divulgassem qualquer informação sobre ele. A conversa foi, aparentemente, amigável, mas Hulsman sentiu que ele, e talvez a sra. Klicker também, haviam sido ameaçados com um possível processo judicial."

 

Então, enquanto Friedman estava me xingando e defendendo Anderson como uma fonte confiável, ele sabia a verdade. Anderson identificou seu professor de antropologia do ensino médio como o homem das planícies, independentemente das evidências contra essa afirmação.

 

Para piorar as coisas, em uma carta de 20 de junho de 1991 a George Eberhart, Friedman escreveu: "É provavelmente certo que Winfred Buskirk seja o homem no retrato falado... que estaria, portanto, mentindo sobre onde estava em julho de 1947. Coincidência???". Observe que Friedman é rápido em rotular Buskirk de mentiroso sem nenhuma evidência de que Buskirk estava no Novo México ou mentindo. Toda a documentação disponível o coloca no Arizona nos dias críticos de 1947.



 

Carta de Buskirk mostrando que

Friedman sabia a verdade sobre Anderson

 

 

Tom Carey foi criticado por seu papel em expor a verdade sobre Anderson. Em uma carta datada de 3 de agosto de 1992, Dick Hall escreveu:

 

"Também devo dizer que seu artigo intitulado 'Propagandista do Ano' (19/01/1992), no qual você chama Thomas J. Carey de propagandista e faz outras insinuações, é apenas o tipo de artigo acusatório, não científico e não profissional que causa muito dano. Claro, muitos de seus argumentos são convincentes e importantes para qualquer um que esteja tentando obter uma imagem clara, mas o tom é insultuoso e a tática é propagandística! A intensidade de alguns de seus argumentos se perde nas críticas pessoais gratuitas. E há ironia na sua acusação de que o CUFOS se envolve em ataques ad hominem. Seu espelho deve ser muito embaçado.

Acabei de ler o documento da conferência do CUFOS-FUFOR, e devo dizer que a credibilidade de Gerald Anderson foi seriamente prejudicada (não por ataques ad hominem, mas por fatos documentados), e também a sua integridade e a de Don [Berliner], se as declarações do CUFOS sobre sua falha em viver de acordo com os termos da conferência são corretos."




Tom Carey (esquerda) e Stanton Friedman, em Roswell

 

 

Brigadeiro General Arthur Exon



 

Existem exemplos quase infinitos de ataques de Friedman, mas há espaço para mais um. O Brigadeiro General Arthur Exon foi o comandante da Base Aérea de Wright-Patterson nos anos 60. Ele tinha conhecimento interno sobre alguns dos trabalhos da investigação oficial de OVNIs e forneceu informações sobre isso. Essas informações estavam em conflito com a crença de Friedman no mítico MJ-12. Já que o que Exon disse tendia a desacreditar o MJ-12, isso não poderia ser tolerado por Friedman. Para consertar isso, Friedman disse que ligou para Exon após a publicação do livro "UFO Crash at Roswell", leu para ele as seções atribuídas a ele, e então começou a dizer que havíamos citado erroneamente Exon.

 

Escrevi para Friedman e disse-lhe que tínhamos as citações gravadas. Ele pode não gostar das citações, mas eram precisas. Friedman respondeu em 31 de outubro de 1991, escrevendo:

 

“Vou continuar a dizer que você citou erroneamente Exon, já que foi isso que ele me disse. Depois de todas as declarações falsas sobre o que Anderson disse em sua transcrição e em seu artigo, mesmo citando erroneamente sua própria transcrição [outra alegação não comprovada], como apontado por John Carpenter, por que eu deveria acreditar em qualquer coisa que você diz sobre o que tem na fita?"

Enviei uma cópia do livro e uma cópia da fita para Exon. Em 24 de novembro de 1991, ele respondeu:

 

"Lamento que uma parte da minha entrevista tenha lhe causado problemas. Reconhecerei que as citações rápidas me fazem dizer que meus voos de mais tarde, de muito mais tarde, verificaram a direção do possível voo do objeto...

Embora eu acredite que você me citou corretamente, eu acredito que, em seus escritos, você deu mais crédito e impressão de conhecimento pessoal e direto do que minhas gravações indicariam por elas mesmas!"

 


 


 

Carta da Exon confirmando a veracidade das citações

 

O texto ficou muito mais longo do que eu pretendia e parece ter se concentrado no início dos anos 90. Tenho outras cartas e citações com o mesmo tom. Alegações que ele inventou, às vezes do nada. Em 1995, no MUFON Symposium Proceedings, Friedman publicou "38 Alegações Falsas de Kevin Randle e Don Schmitt". Por fim, eu herdei todas elas, porque o nome de Don foi retirado mais tarde.

 

Como um único exemplo disso, Friedman escreveu: “Que S. T. Friedman sabia tudo sobre uma amostra de tecido alienígena de RS [Randle/Schmitt].”

 

Até hoje, não sei o que isso significa e nunca disse nada do tipo. Friedman inventou isso.

 

A questão aqui é que quase tudo o que Dolan e Marden disseram sobre Philip Klass pode ser dito sobre Friedman. Tanto Klass quanto Friedman usaram as mesmas táticas, escreveram os mesmos tipos de cartas e acusaram aqueles com quem discordavam de ideias e atos nefastos. (Klass disse que éramos antiamericanos por desafiar o governo e, ironicamente, Friedman nos acusou, em dado momento, de sermos agentes do governo). Friedman, em suas palestras, muitas vezes apontou que eu estava nisso apenas pelo dinheiro e eu, como escritor de ficção, poderia criar cenários imaginativos.

 

Suponho que todos devemos agora examinar atentamente as afirmações de Friedman sobre o MJ-12, uma queda nas Planícies de San Agustin e seu apoio a outras histórias de quedas. Se ele manipulou os dados como vimos aqui, se tentou silenciar as vozes daqueles que discordavam dele e mudou o depoimento das testemunhas para sustentar suas afirmações, o que mais ele poderia ter feito para se promover e denegrir os outros? Qual é o valor de sua pesquisa, considerando tudo isso?

 

 

*   *   *

 

 

 

Tradução: Tunguska Legendas

 

Fonte: blog de Kevin Randle

Nenhum comentário:

Postar um comentário