A
Aerospherical Systems anunciou um projeto de aeronave que se trata de uma
esfera perfeita. O orbe voador é chamado de Aerosphere™. Até agora,
os veículos aeronáuticos dependiam, quase exclusivamente, de um conceito de asa
fixa para elevar a aeronave e impulsioná-la através da atmosfera. Pode-se argumentar
que os helicópteros são uma exceção a esta regra, mas, como é bem sabido, um
helicóptero utiliza uma asa fixa rotativa para gerar a sustentação necessária
para impulsionar a aeronave.
Um exame
superficial dos sites da NASA e do Laboratório de Pesquisa da USAF revela que,
embora novas ideias para aeronaves estejam sendo desenvolvidas, quase todas
dependem do conceito de asa fixa para gerar sustentação. Referida
informação está prontamente disponível ao público, por isso devemos assumir que
talvez existam outras ideias clandestinas em desenvolvimento que, como tal, não
são facilmente reveladas ao público. Contudo, é seguro assumir, dada a
natureza geral do projeto e do desenvolvimento de aeronaves ao longo dos
últimos sessenta anos, que mesmo esses projetos clandestinos também se baseiam
no conceito de asa fixa.
A
Aerospherical Systems rompeu com essa tradição e atualmente desenvolve um
conceito radicalmente novo para transporte, particularmente drones e aeronaves
de carga humana que dependem do uso de uma esfera para gerar a sustentação
necessária e impulsionar a aeronave esférica através da atmosfera (ou água). Esta
tecnologia foi testada no campo de batalha desde a Segunda Guerra Mundial nos
ataques “em massa” às represas de Hitler, em todos os campos de golfe do
planeta (você já se perguntou por que a bola de golfe tem covinhas e os tacos
são angulados) e em numerosos estudos científicos e espaciais da NASA e da
China; mas ninguém logrou aprimorar seu design como nós o fizemos. As
vantagens de referido conceito sobre a ideia de asa fixa são evidentes. Por
exemplo, pela própria natureza do conceito, toda a superfície da esfera é um
corpo em elevação, enquanto que nas aeronaves convencionais as asas
fornecem a sustentação de forma predominante. Como resultado, a aeronave
esférica poderia facilmente superar qualquer aeronave de asa fixa em termos de
aerodinâmica e eficiência.
Estudos realizados
pela NASA verificaram o potencial de nossa abordagem. Captações de radar
podem ser “enganadas” usando um design esférico. Esses recursos seriam
diretamente adaptados para esferas de qualquer tamanho. Com o aumento do
interesse em aeronaves autônomas não tripuladas, a adaptação inata da aeronave
esférica e suas capacidades concomitantes tornam essa ideia de design altamente
desejável. Um porta-aviões poderia manter e lançar um número bem maior de aeronáveis
dessa espécie do que faz atualmente com naves de asa fixa. Um submarino
poderia lançar uma nave sem pista de decolagem. Existem diversas outras
vantagens.
Embora a
Aerospherical Systems tenha desenvolvido um conceito factível de aeronave
esférica, nesse momento a empresa precisa de financiamento adicional para
construir e testar os protótipos iniciais. Uma vez que a base
científica e de engenharia para o conceito da aeronave foi claramente
estabelecida, a empresa acredita que protótipos exequíveis poderiam ser
fabricados e testados dentro de um ano após o início de um projeto de
construção.
Por
Aerospherical Systems Announces New Spherical Aircraft | Unmanned Systems Technology
Tradução: Leonardo Vaz Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário