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segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Série da Netflix “Encontros” Promove Afirmações Sensacionais, Mas Ignora Respostas

A série documental “Encontros”, da Netflix, tendo Steven Spielberg como um dos produtores executivos, explorou em seu segundo episódio o suposto avistamento de um OVNI e alienígenas feito por 62 crianças (mas nenhum adulto) na Escola Ariel, no Zimbábue, em 1994. Muito já foi escrito sobre este caso, portanto tentarei não repetir seus detalhes.

 

Uma das crianças desenhou este astronauta, com sua nave espacial

 

 

Conforme descrito no blog “UFO Evidence”:

 

Em 14 de setembro de 1994, um OVNI cruzou o céu da África Austral. Dois dias depois, algo caiu no pátio de uma escola em Ruwa, no Zimbábue, com três ou quatro coisas ao lado, segundo a jornalista Cynthia Hind. Isto foi testemunhado por 62 crianças, que tiveram pouca ou nenhuma exposição a relatos de OVNIs na TV ou na imprensa popular. Cynthia Hind as entrevistou no dia seguinte ao encontro e pediu que elas fizessem desenhos do que tinham visto.

 

Desde então, o caso se tornou um clássico. O psiquiatra de Harvard e partidário das abduções alienígenas, Dr. John Mack (1929-2004), foi ao Zimbábue dois meses após o incidente e passou dois dias na escola entrevistando as crianças e os funcionários da escola. Curiosamente, embora houvesse cerca de 250 crianças brincando ao ar livre na época, apenas 62 afirmam ter visto. Nem todas as 62 crianças foram entrevistadas por Hind ou Mack. (Deve-se notar que Cynthia Hind foi uma dedicada autora e investigadora de OVNIs.)

O que poderia ter causado tanta empolgação com extraterrestres? Um “OVNI cruzou o céu do sul da África” em 14 de setembro? Reportagens de jornais descreveram isso como uma “chuva de meteoros”, mas não houve chuva de meteoros. Só várias semanas depois foi determinado que o objeto visto em quase todo o sul da África era, na verdade, a reentrada de um foguete Zenit-2 que lançou o Cosmos 2290. Este avistamento então inexplicável causou grande agitação e interesse por OVNIs em toda a área.

 

 

O guru dos satélites, Ted Molczan, registrou a reentrada do foguete em chamas

 

 

Charlie Wiser escreveu um relato muito detalhado do incidente da Escola Ariel, de uma perspectiva cética. Escrevi sobre esse caso em 2016, parte do qual está reimpresso aqui. O psicólogo francês Dr. Gilles Fernandez revisou todo o material escrito e gravado referente às entrevistas das crianças. Ele escreveu o seguinte:

 

A entrevista de crianças tem sido o assunto de diversos artigos científicos e experimentos, adaptações e criações de protocolos de entrevistas, em psicologia ou criminologia, para evitar ou minimizar preconceitos que ocorrem quando tais entrevistas (ou questionários) “poluem” as evidências. A metodologia de entrevista de Cynthia Hind com crianças está muito longe desses padrões... Cynthia Hind e um adulto (diretor?) interrogam e citam “outros planetas”, “viagens espaciais”, etc. enquanto as crianças estão na sala e ouvem tudo...

 

 

Cynthia Hind entrevistou as crianças todas juntas, não separadamente

Fernandez observa que as crianças não estavam sendo entrevistadas individualmente, mas sim todas juntas:

 

A criança deve ser entrevistada individualmente (seguindo o procedimento adequado). Agora, nos trechos gravados em vídeo acima, é impressionante ver que as crianças são entrevistadas em uma “fila” de quatro a seis. Às vezes, outras crianças ficam ao fundo e ouvem outra criança sendo questionada. Os adultos conversam entre si ou “interrogam” enquanto as crianças ainda estão muito próximas e presentes... Além disso, as crianças ouvem o que as outras dizem (incluindo os adultos) e, portanto, são suscetíveis de influenciar umas às outras. Pior ainda, uma criança que viu muito pouco ou nada, vê detalhes dos colegas, e isso é algo que interessa muito aos adultos (recompensas verbais e não-verbais). Isto poderia incentivá-las a participar do “jogo”.

 

Estas sessões coletivas permitiram, portanto, que as crianças se ouvissem e até se copiassem, envolvidas numa brincadeira onde veem adultos e uma simpática senhora interessada nas narrativas. Devemos, portanto, falar o mesmo na nossa vez para não sermos excluídos ou indesejáveis neste “jogo” que ocorreu. Esta possível participação ou ter participado confere uma certa homogeneidade às histórias e, portanto, detalhes relatados...

 

Além disso, Cynthia Hind, ao conduzir a entrevista, interrompe constantemente as crianças e não permite a narrativa livre. Devemos também nos perguntar se o fato de as entrevistas feitas como sessões de desenhos terem sido realizadas na escola não as guiou de forma precisa, as encorajou ou as “influenciou” a fazer o que seriam compilações de histórias... espécies de eventos escolares, onde, por exemplo, a criança acha que é obrigada a responder perguntas, fazer um desenho, pois o adulto (ou autoridade) espera por respostas e, portanto, isso acontece.

 

Então, como se os problemas na técnica de interrogatório não fossem ruins o suficiente, observa Fernandez:

 

Finalmente, e isto raramente é mencionado ou notado, houve também uma sessão onde as crianças foram convidadas [por Hind] a desenhar no quadro desta vez – e não apenas no papel. Novamente, isso não significa literalmente “mandar a criança para a mesa”? E ainda é na minha opinião um erro metodológico: a criança é colocada como num estado de exercício escolar, “forçando-a a fazer” o que a autoridade adulta pede e esperando por algo (e a “autoridade” a recompensa verbalmente ou não-verbalmente). John Mack também, dois meses depois, convidou novamente as crianças a desenhar.

 

Mas então, inesperadamente, “Encontros” nos mostra um sujeito chamado Dallyn (todos os alunos foram identificados apenas pelo primeiro nome. Mais tarde ele foi identificado como Dallyn Vico) que afirma ter inventado toda a história do OVNI e dos alienígenas para não ter que assistir as aulas. Ele afirma que era uma “pedra brilhante” e, de alguma forma, supostamente convenceu os outros estudantes de que estavam vendo astronautas. Dizer que esse cara foi desacreditado nas redes sociais seria um eufemismo, e eu também não acredito nele. O jornalista Nicky Carter entrevistou Dallyn Vico e outros estudantes duas semanas após o evento em 1994. Naquela época, ele não fez menção de ter inventado nada. Ele disse que tinha visto o “meteorito” na noite anterior, e o objeto que ele supostamente viu na escola era assim, então ele pensou que fosse um meteorito também. Questionado se ele acreditava que as pessoas poderiam viver em outros planetas além da Terra, Dallyn respondeu que sim.

 


 

Dallyn Vico em 1994

 

 

Em uma segunda entrevista em 2008, Dallyn disse:

 

Acredito que o avistamento em Ariel, embora não entendamos completamente o que aconteceu, tenha sido algo fora do comum que realmente aconteceu... Olhei para o céu e vi aquelas luzes, mas elas não estavam fixas em uma área... “As luzes piscavam em cores diferentes, azul, vermelho, amarelo, roxo. Mas elas piscavam e depois sumiam, e então piscam de novo, mas talvez a um quilômetro ou uma grande distância no ar. Elas reapareciam e piscavam de novo, em uma área diferente.

 

Ele não fez menção ao seu suposto papel em nada disso. Quando a história contada por uma suposta testemunha muda tanto, essa pessoa é uma mentirosa. Ou ele estava mentindo antes de mudar sua história, ou então está mentindo depois. Não importa qual das duas opções seja.

Então, o que realmente desencadeou o incidente da Escola Ariel? É difícil dizer com certeza. Mas recordemos que este está longe de ser o único incidente de aparente contágio em massa ou histeria coletiva, especialmente entre crianças.

 

O incidente em Voronezh foi um suposto avistamento de OVNI e alienígenas relatado por um grupo de crianças em Voronezh, União Soviética, em 27 de setembro de 1989. A área ficou muito popular entre turistas caçadores de OVNIs. De acordo com a TASS, meninos jogando futebol em um parque da cidade “viram um brilho rosa no céu, depois viram uma bola vermelha escura com cerca de três metros de diâmetro. A bola circulou, desapareceu e reapareceu minutos depois e pairou”. As crianças afirmaram ter visto “um alienígena de três olhos” usando botas cor de bronze com um disco no peito, e um robô saindo do objeto. Segundo as crianças, o alienígena usou uma arma de raios para fazer um garoto de 16 anos desaparecer até que o objeto partisse.

 

Em 1959, Papua Nova Guiné ainda era um território da Austrália. Em junho daquele ano ocorreram os avistamentos espetaculares do Padre William Gill, um missionário anglicano australiano, e 37 membros de sua missão em Boianai. Gill fez anotações sobre a experiência, que a mídia obteve. Histórias apareceram em agosto, virando uma sensação. Uma nave apareceu acima das colinas a oeste, outra acima. Na grande, duas das figuras pareciam estar fazendo algo próximo ao centro do convés, ocasionalmente se curvando e levantando os braços como se estivesse ajustando ou “montando” algo (não visível). Uma figura parecia estar olhando para nós (um grupo com cerca de doze pessoas). Estiquei meu braço acima da cabeça e acenei. Para nossa surpresa, a figura fez o mesmo. Hynek e Allan Hendry, o investigador-chefe do centro [CUFOS], concluíram que os “OVNIs menores” vistos por Gill eram atribuíveis a estrelas e planetas brilhantes, mas não ao objeto principal. Seu tamanho e ausência de movimento durante três horas descartaram uma explicação astronômica. Embora este relato não envolva crianças, o fato de o Padre Gill ser o líder espiritual daquela comunidade religiosa torna muito provável que os seus seguidores simplesmente concordassem com o que ele afirmava ter visto. O Capítulo 22 do livro “UFOs Explained”, de Philip J. Klass, discute este caso e dá razões convincentes para que essas alegações não sejam levadas a sério.

 



Mais recentemente, na segunda-feira do dia 02 de outubro de 2023, notícias do oeste do Quênia falavam de uma condição bizarra que varreu a Escola Secundária Feminina Santa Teresa Eregi. Pelo menos 62 estudantes foram hospitalizadas após apresentarem tremores incontroláveis nos braços e nas pernas, incluindo contrações musculares rítmicas e espasmos. Foi relatado que, em certos momentos, as meninas pareciam possuídas por espíritos e reclamavam de dores de cabeça, tonturas e dores nos joelhos. Muitas não conseguiam andar e tiveram que ser levadas em cadeiras de rodas para ambulâncias que aguardavam. O estranho surto ocorreu na cidade de Musoli, cerca de 370 quilômetros a noroeste de Nairóbi... Foram coletadas amostras de sangue, urina, catarro e fezes, juntamente com amostras de saliva da garganta. Nada de anormal foi encontrado. Na quinta-feira, as autoridades de saúde quenianas também descartaram a ação de doenças infecciosas e, em vez disso, concluíram que estavam sofrendo de “histeria” em resposta ao estresse por causa das provas que se aproximavam”. O psicólogo e cético Robert E. Bartholomew sugere que se tratava de uma “doença psicogênica em massa”. Os surtos de origem motora são mais comuns em países menos desenvolvidos. Eles evoluem mais lentamente, muitas vezes levando semanas ou meses para incubar. Eles normalmente ocorrem nas escolas mais rígidas, onde há tensão entre alunos e administradores ou algum outro conflito. Sob esse estresse prolongado, os nervos e neurônios que enviam mensagens ao cérebro são interrompidos, resultando em uma série de sintomas neurológicos, como espasmos, tremores, convulsões e estados semelhantes a transe. Este é o mesmo tipo de surto que afetou as jovens puritanas em Salem, Massachusetts, em 1692, e levou à infame caça às bruxas.

 

O que nos leva a “Saducismus Triumphatus”, de Joseph Glanvill, que pode ser considerado “O Estudo Científico da Bruxaria”, pois tenta provar a realidade da bruxaria em bases puramente empíricas. Na edição de 1689, lemos que, em 1669, chegaram ao rei sueco relatos sobre um surto de bruxaria em grande escala na aldeia de Mohra. O rei despachou alguns comissários, leigos e clérigos, “para examinar todo o ocorrido”. Eles descobriram que o Diabo aparentemente atraiu centenas de crianças para as suas garras e até foi visto “em forma visível”. Após uma investigação cuidadosa, encontraram nada menos que setenta bruxas adultas na aldeia, que conseguiram seduzir cerca de trezentas crianças para a prática da magia negra. Os comissários entrevistaram cada uma das crianças separadamente (eles eram mais sábios do que John Mack) e descobriram que “todas elas, exceto algumas muito pequenas” contavam histórias muito consistentes de serem sobrenaturalmente levadas para a festa das bruxas, cavalgando pelo ar nos dorsos de animais.

 

Portanto, seja qual for o nome que dermos, “histeria coletiva” e “contágio social” não são de todo improváveis como explicações para incidentes bizarros como esse.

 

 

https://badufos.blogspot.com/2023/10/netflixs-encounters-episode-2-promotes.html


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