sexta-feira, 15 de maio de 2020

Conheça O Atual Dono Do Lendário Rancho Skinwalker

Esse É O Magnata Da Construção Que Comprou
O Rancho Skinwalker, Um Hotspot De OVNIs





Brandon Fugal comprou o infame rancho de Utah do
bilionário do setor aeroespacial Robert Bigelow, em 2016.


O dono do infame Rancho Skinwalker, supostamente um hotspot de OVNIs mal assombrado em Utah, decidiu sair das sombras.

A 20 andares em um prédio todo feito de janelas de vidro no centro de Salt Lake City, eu me sentei com Bradon Fugal, um magnata e investidor de tecnologia em Utah. Olhando o horizonte da cidade, o líder empresarial de 46 anos apontou para um dos monumentos mais famosos de Utah: o Temple Square, o quartel-general global da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como Mórmons, e a apenas dois blocos ao norte de lá, o State Capitol Building de Utah. Ao redor desses tronos da Igreja e do Estado, dois ideais que não estão totalmente separados em Utah, estão a meia dúzia de edifícios comerciais e arranha-céus que Fugal tem representado. Fugal foi o co-fundador e dono do Coldwell Banker Commercial Advisors antes deste se fundir com a Colliers International. Seu nome aparece ligado a aproximadamente cada grande transação comercial no oeste americano. Ele também é um investidor de tecnologia, capitalista de risco e empreendedor.
“Você pode me perguntar qualquer coisa, e eu vou te contar a verdade”, ele disse, saindo de perto da janela. Ele se sentou em uma longa mesa. Eu imediatamente fiz a ele a pergunta que estava esperando para fazer desde que marquei meu voo para Utah.
“Por que você comprou o Rancho Skinwalker? Você é maluco?” Perguntei.
Ele explodiu em uma gargalhada. “Talvez um pouco?”
O rancho, uma propriedade de 207 hectares nas montanhas de Utah, é conhecido por ser um hotspot de avistamentos de OVNIs e histórias paranormais. Em 2016, o bilionário do setor aeroespacial Robert Bigelow vendeu o rancho para Fugal, apesar de sua identidade ter permanecido secreta até agora.
Em novembro, Fugal me convidou para ver o rancho, que ele reorganizou com novos sensores e câmeras instaladas para detectar OVNIs e outras anormalidades. Na época, ele apenas me permitiu ir se eu prometesse mantê-lo anônimo naquela história inicial, entretanto, ele concordou em ter sua identidade revelada para essa entrevista.
“Por que alguém como você compra algo como o Rancho Skinwalker?”, perguntei.
“Você está certo. É estranho. O Rancho Skinwalker, como um projeto, é tão não convencional e tão fora do meu curso normal de negócios - e, francamente, o curso normal de negócios de qualquer um - que se apresenta como um conjunto de problemas inteiramente novo”, ele disse. “Perdi um pouco de sono com isso. Eu me preocupei com o que alguns dos meus clientes e colegas poderiam pensar. É controverso. É por isso que esperei tanto e fiquei fora dos holofotes.”
Fugal disse que ele sabia que não podia manter secreto que era o proprietário do rancho para sempre. Afinal de contas, é um dos locais de atividade paranormal mais cientificamente estudados do planeta. Ele reconhece que devido à natureza de grande importância do lugar, ele eventualmente teria que lidar com a imprensa e o público.
Recentemente, o rancho foi objeto de um estudo amplo da Agência de Defesa de Inteligência, conhecido como o Programa de Aplicação de Sistemas de Armamentos Aeroespaciais Avançados, ou AAWSAP. De acordo com um artigo do New York Times, em 2007, a Agência de Inteligência de Defesa visitou oficialmente o rancho, e pouco tempo depois, houve uma reunião com o Senador Harry Reid, de Nevada. “O sr. Reid disse que encontrou oficiais [da DIA] logo depois de sua reunião com o sr. Bigelow e descobriu que eles queriam começar um programa de pesquisa sobre OVNIs”. Foi dado um contrato do governo a Bigelow e sua companhia recebeu 22 milhões de dólares para estudar e gerar relatórios sobre ciência exótica, OVNIs e outros fenômenos anômalos. Os eventos estranhos no rancho, assim como em outros locais com supostas anomalias paranormais, estavam envolvidos no estudo. O AAWSAP foi cancelado depois de dois anos e, em 2011, o financiamento do governo para Bigelow foi cortado.
Fugal é um nerd de ficção científica. Ele tem uma grande coleção de memorabília de filmes, completa com a jaqueta que Arnold Schwazenegger usou no filme “Exterminador do Futuro” e o roupão preto que Marlon Brando usou em “Superman, O Filme”, quando ele sentenciou o General Zod para passar a eternidade no sistema prisional interdimensional de Krypton. Ele disse que sempre teve uma paixão nerd por ciência, e enquanto seu império de construção e suas operações de corretagem estão firmemente enraizadas no chão com cimento e tijolos, ele está sempre sonhando acordado sobre possibilidades futuras em tecnologia e na física.



Os Portões do Rancho Skinwalker

A jornada de Fugal até o Rancho Skinwalker começou em 2010. Ele e vários outros investidores lançaram um projeto focado no teste de física gravitacional envolvendo propulsão exótica e energia renovável. Em termos realmente simples, era uma tentativa de criar um dispositivo de redução gravitacional que poderia produzir energia limpa. Fugal admite que era um tiro no escuro.
“Era uma época desafiadora. Reconhecidamente, nós estávamos todos governados por um maravilhamento infantil. Éramos preenchidos com empolgação e frustração a toda hora”, disse Fugal.
“Para ser sincero, houve problemas com o sócio original envolvido com o projeto. Nenhum de nós antecipou as dificuldades emocionais ou técnicas envolvidas”, ele acrescentou. “Nós fizemos mudanças na equipe, seguimos em frente, mas, no final, todos sabíamos que era um grande risco. Nem toda aposta vale a pena.”
Fugal continuou a investir e lançar outras empresas de tecnologia. De várias desenvolvedoras de software até a mais recente, uma empresa que desenvolveu um cromatógrafo de líquidos de alta performance, do tamanho de uma caixa de sapatos, que permite a análise imediata de vários líquidos tais como o sangue.
“É uma tecnologia do tipo James Bond/Missão Impossível”, Fugal explicou com uma risada.
Apesar da busca por revoluções em física avançada de Fugal não ser um sucesso, houve um resultado positivo. Vários cientistas foram trazidos para consultoria do projeto, Dr. Hal Puthoff e Dr. Christopher Green, que também estavam envolvidos no projeto da DIA com Bigelow. Eles se tornaram amigos. Mesmo depois do projeto ter terminado em 2014, Fugal manteve contato com esses cientistas.
“Eles queriam me apresentar ao sr. Bigelow por causa da experiência positiva por termos trabalhado juntos e me perguntaram se eu estaria disposto a ter uma reunião com o sr. Bigelow sobre o rancho”, Fugal declarou. “Eu tinha ouvido falar sobre o rancho, mas nunca realmente pensei sobre ele, até eles proporem a ideia.”
Fugal viajou para Las Vegas para se encontrar com Bigelow e eles passaram um dia juntos conversando sobre vários assuntos, do interesse pessoal de Bigelow no paranormal a seus projetos de empreendimento em exploração espacial.
“Foi uma honra absoluta me encontrar com o sr. Bigelow”, disse Fugal. “Diga o que quiser sobre suas crenças e suas práticas, ele é um sujeito muito intrigante. Eu o considero um amigo, e a Bigelow Aerospace me lembra um refúgio de um vilão de James Bond. Muito legal.”



Centro de Comando do Rancho Skinwalker
A venda foi arranjada, Fugal viajou em seu helicóptero particular, avaliou a propriedade e comprou o Rancho Skinwalker nos meses seguintes após negociações legais. Fugal acredita que ele era o sucessor ideal. Com um histórico em desenvolvimento imobiliário comercial e paixão por ciência, ele também vive e trabalha em Utah.
“Além da importante missão científica, o rancho me provê um escape do meu trabalho diário”, disse Fugal.
Fugal participou de “O Segredo do Rancho Skinwalker”, um documentário do History Channel que estreia dia 31 de março. Ele não quis dizer quanto pagou pelo rancho. O que se segue é uma série de perguntas e respostas que fiz com ele, foi editado para concisão e clareza:
Você é suscetível a pensamento mágico?
A história esqueceu os nomes dos homens e das mulheres que disseram aos irmãos Wright que eles nunca construiriam um avião funcional. Nós nos lembramos dos dois homens que sofreram de pensamento mágico, entretanto. Necessidade é a mãe da invenção, mas, às vezes, ideias malucas também tomam parte.
Você acha que vai fazer história?
Somos todos julgados por ela no final. Eu honestamente não sei, mas acredito que esse projeto tem um valor científico significativo.
Você acredita em alienígenas?
[Risadas] A ciência e a descoberta são o que me movem. Não é o dinheiro. Não é que sou obcecado com OVNIs, homenzinhos verdes, mutilação de gado ou entidades demoníacas que mudam de forma. Não faço ideia se os alienígenas existem. Você vai ter que perguntar a eles.
As pessoas estão especulando que você está tentando desenvolver um “retiro paranormal” ou um destino turístico.
Sério? Isso não vai acontecer. O rancho não é um lugar para caçadores de fantasmas se divertirem. É um empreendimento científico sério que requer paciência e humildade, e eu tenho empregado recursos significativos dedicados à descoberta da verdade do que realmente está acontecendo. Que ideia boba.
Não há intenção nenhuma de monetização, apesar de termos atividades tradicionais de um rancho como a criação de gado.
E o programa de TV do History que será lançado? Há um retorno financeiro nele para você?
Não recebi nada pelo meu envolvimento com o programa. O programa é, primeiramente, um veículo para informar o público sobre o que estamos monitorando e gravando no rancho. Eu acredito que é o maior projeto de ciência do nosso tempo. Eu quero ser claro. O rancho tem sido escondido das pessoas por muito tempo. O programa de TV apresenta uma oportunidade para permitir ao público certo acesso e visão do que está realmente ocorrendo lá. Eu não posso apenas abrir os portões. Isso seria irresponsável.
E sobre os grupos indígenas locais? Eles estão envolvidos no processo?
Temos trabalhado de perto com os nativos americanos mais velhos desde que compramos a propriedade, assim como temos tido contato com líderes tribais no espírito de amizade e colaboração. Estamos focados na ciência, mas há aspectos históricos e culturais relacionados à propriedade que precisamos considerar com cuidado e estudar no futuro. Um de nossos empregados em tempo integral é um antropólogo credenciado e com publicações, o que eu penso que reafirma o fato de que estamos comprometidos com a história da propriedade e da área. Não tenho nada além do maior respeito pela terra e as tribos ao redor dela.
O que você acha que é? Você teve alguma experiência estranha no rancho?
Não faço ideia. Talvez seja uma inteligência de outra realidade ou dimensão. Talvez seja algum fenômeno natural desconhecido. Está aberto a muitas possibilidades. Minhas crenças pessoais não importam mesmo aqui. O que os dados dizem? Isso é tudo que importa. Atualmente, temos evidência de lesões anômalas, gravação de fenômeno aéreo anômalo, EMF transitório e toda uma gama de outras coisas bizarras. Para a sua segunda pergunta, um número chocante de pessoas que eu considero normais, tiveram avistamentos de OVNIs na propriedade e elas não fizeram declarações em vídeo sobre isso. Tenho várias pessoas muito confiáveis e altamente respeitadas que me contam suas histórias. Muitos desses indivíduos estiveram com outros e todos, simultaneamente, viram uma anomalia aérea. Isso é tudo que posso dizer.
Bigelow te deu algum dado ou evidência das investigações dele? Você pretende liberar as evidências que coleta?
[Fugal explicou que absolutamente nenhuma transferência de dado ou informação esteve envolvida na venda do rancho. Bigelow ainda tem que tornar suas descobertas públicas. Minha equipe, meus cientistas] estão trabalhando para liberar relatórios e informações revisadas por colegas no futuro. Sabe, para algo ser propriamente entendido por uma perspectiva científica, tem que ser caracterizado fisicamente. Você tem que ter resultados passíveis de repetição. Não pode ser algo apenas falado. Não pode ser aleatório. Tem que ter leis físicas que governam, e agora, o que estamos fazendo é tentar obter um entendimento melhor ou um novo entendimento relativo às leis físicas que estão sendo desafiadas agora.
É estranho. Você literalmente compra uma terra e constrói nela. Sua carreira é altamente investida em desenvolver prédios e construir raízes. Comprar um rancho com muitas histórias sobre OVNIs e monstros parece o oposto disso.
Uma das coisas que eu mais adoro sobre os negócios na construção é o privilégio de ver uma manifestação tangível do meu trabalho. Ser capaz de ver os resultados do trabalho e colocar as mãos na paisagem pronta. Na minha linha de trabalho, você tem que produzir e executar resultados físicos precisos para ser bem sucedido.
* * *

Fugal, como muitos em Utah, nasceu na Igreja Mórmon e se considera espiritual. Eu considero a possibilidade de que o projeto do Rancho Skinwalker é uma busca pessoal para ele; uma busca por validação ou por Deus. Não temos todos a tendência a explorar e procurar pelo desconhecido? Talvez essa é a busca de Fugal, sua jornada ao desconhecido para procurar aventura e, de uma forma estranha, conhecimento.
Olhando por cima de seu ombro, a 20 andares de altura, meus pensamentos retornam para o centro de Salt Lake City, os arranha-céus e prédios em torno dos quais Fugal construiu sua carreira, e a imensa igreja que paira sobre a cidade. Eu me perguntei se ele era realmente movido por todo o aço e tijolos que se impregnam na poeira pela qual ele foi responsável, ou se sua verdadeira paixão e propósito estavam em um curioso pequeno rancho no outro lado da cadeia de montanhas de Utah.
Tradução: Pamylla Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário