sexta-feira, 29 de maio de 2020

Olhos de Quem Vê

"O que você vê?" pergunta a capa do livro The Mothman Prophecies [As Profecias do Homem-Mariposa], a obra quintessencial de John Keel, adornada com um Teste de Rorschach. É uma pergunta relevante.




Quando eu era criança, minha turma do ensino fundamental fazia viagens de campo a um planetário. Minha parte favorita do programa era quando eles discutiam OVNIs. Lembro que eles mostravam luzes brilhantes em forma de disco cruzando os céus estrelados do teto do planetário. Disseram-nos então como as imagens brilhantes representavam o que as pessoas estavam descrevendo em relatos específicos de OVNIs. Eles disseram que uma explicação plausível para alguns dos relatos seria pássaros refletindo as luzes das cidades abaixo.

"Quem diabos confundiria um pássaro com um disco voador?" eu costumava me perguntar. "Minha nossa, eu pensei que era um cruzador estelar, mas era apenas um ganso..."

Eu tinha certeza de que essa explicação dos pássaros estava associada a horas irregulares de sono e desenhos animados sobre comer espinafre para desenvolver instantaneamente os músculos do Popeye. Então, finalmente, eu mesmo vi.

Décadas depois, eu estava atravessando um estacionamento à noite. De repente, vi uma luz brilhante em forma de disco. Parecia estar acelerando de um lado para o outro do céu. Surpreso, parei no meio do caminho. Logo percebi que confundi um pássaro com um disco voador!

Enquanto o pássaro seguia sua jornada, pude ver claramente o que era. O "disco voador" se transformou em um pássaro quando o reflexo desapareceu, tudo em segundos.

A luz refletia no peito do pássaro e me pareceu discoide e muito mais distante. Achei curioso suspeitar que fosse uma nave veloz em grande altitude.

Fiquei me perguntando o que eu poderia ter pensado que o pássaro seria se eu não estivesse tão familiarizado com as histórias de OVNIs. Parece sensato suspeitar que as pessoas com conhecimento sobre pássaros e que passam muito tempo olhando imagens deles voando à noite (em comparação com imagens de OVNIs), pensariam que era um pássaro.



Se para um martelo tudo é um prego, então para um entusiasta por OVNIs toda luz no céu é um disco voador? Talvez para alguns de nós mais do que outros, mas talvez muito disso dependa de quão bem nos educamos.

Estou feliz por ter visto o que o pássaro realmente era, de modo que não passei anos da minha vida procurando uma explicação conclusiva que nunca seria encontrada. Isso me faz pensar em quantos casos estão destinados a permanecer sem solução em circunstâncias semelhantes.

Isso não sugere que objetos voadores identificáveis (OVIs) necessariamente sejam responsáveis por todos os avistamentos de OVNIs. Existem muitas explicações diferentes para os diversos relatos, por mais extraordinários ou mundanos que possam ser algum dia.

Uma dessas pessoas com conhecimento sobre pássaros voando à noite é o fortiano, autor e palestrante de longa data John E.L. Tenney. A meu pedido, ele explicou:

“Durante o início dos anos 90, durante minhas palestras sobre o fenômeno OVNI, eu frequentemente apresentava vídeos e fotos para o meu público, que mostravam estranhas luzes no céu e formações curiosas se movendo rapidamente através das nuvens ao pôr do sol. Sem nenhuma explicação sobre o que realmente eram as imagens, eu permitiria que a multidão especulasse sobre o que achava estar vendo. Em muitos casos, o público discutia se os "OVNIs" eram luminescentes ou simplesmente refletiam a luz existente. Não importava o que pensassem sobre os discos prateados e reluzentes, a maioria acreditava que as fotos e os vídeos eram prova de discos voadores não identificados. Infelizmente, as fotos e os vídeos que forneci eram de aves migratórias, principalmente patos. Os patos podem atingir uma velocidade de mais de 80 km/h e são conhecidos por voar em altitudes acima de 3.000 metros. Em um exemplo, um pato colidiu com um avião sobre Nevada a 6.400 metros. Os vídeos e as fotos que eu mostrei foram anteriores à popularização e acessibilidade das câmeras de "visão noturna", então isso adicionou em alguns casos um efeito misterioso. A realidade, porém, era que eu havia acabado de falar por mais de uma hora sobre o fenômeno OVNI e os participantes tinham OVNIs em suas mentes, e, não importa o que eu lhes mostrasse, eles viram o que queriam ver. Mesmo após a explicação dos vídeos, houve quem se recusasse a acreditar em mim.”

Certa noite na Flórida, eu estava sentado sozinho em um carro. Enquanto eu olhava para a estrada, pensando sobre isso e aquilo, de repente vi, a vários metros de distância, o que eu acredito ter sido um grande pássaro tropical voando brevemente dentro de uma área iluminada por um poste. Criou uma ilusão de ótica momentânea bastante impressionante. Como não havia nada lá, então a criatura parecida com uma cegonha apareceu, depois desapareceu. Foi como se houvesse entrado e saído da existência.

Para aumentar o efeito surreal, a visão não foi graciosa; o pássaro grande estava em uma posição bem estranha de abrir as asas, esticar as pernas e tal. Para meus olhos destreinados, não parecia muito natural e se contorceu durante aquele breve instante de sua subida ou pouso, pelo menos em comparação com ver cegonhas voarem pelo céu ou passearem pelo quintal durante o dia. As cegonhas geralmente têm quase um metro de altura, com uma envergadura acima de um metro e meio.



Percebi imediatamente que a área fora da iluminação da rua estava escura demais para eu ver o pássaro, mas a visão, no entanto, teve um efeito desorientador. É claro que normalmente não temos consciência de que não podemos ver o que está no escuro; tendemos a assumir que nada está lá.

A experiência posteriormente tornou muito mais fácil para eu imaginar como as corujas e os grandes pássaros noturnos poderiam ser identificados erroneamente e dar origem a histórias de alienígenas levitando e criaturas aladas misteriosas da noite. Pode ser o mesmo caso se ângulos de luz e sombras tiverem muito a ver com isso.

Como sugerido anteriormente, a intenção deste post não é negar todos os relatos de OVNIs, mas oferecer aos leitores algumas perspectivas que podem ter menos tempo de exibição do que deveriam. Dito isso, acrescentarei que, ao refletir sobre tudo isso, pareceu-me bastante evidente que nos casos em que testemunhas do mesmo avistamento de OVNI fornecem descrições curiosamente diferentes do mesmo objeto, elas podem simplesmente ter visto uma ilusão de ótica de perspectivas diferentes. .
Tais casos são frequentemente considerados intrigantes, devido em parte aos investigadores que suspeitam que os objetos voadores possuam uma qualidade ou inteligência paranormal que induzem percepções subjetivas nos observadores. Às vezes, os investigadores suspeitam que os objetos indefinidos estão interagindo de maneira personalizada com as testemunhas, daí as descrições conflitantes do mesmo OVNI. Talvez, pelo menos em alguns exemplos, esses casos possam ser melhor explicados por reflexos de luz e ilusões de ótica, combinados com as advertências usuais de depoimentos de testemunhas e subjetividade.

Um relato sem relação com OVNI, mas ainda assim intrigante, no qual as testemunhas compartilharam de maneira fascinante a mesma ilusão bizarra e a interpretação de curta duração, é contado por Eric Wojciechowski. Ele é palestrante de temas ufológicos, autor e contribui com artigos para várias publicações. Eric explicou para nós em um e-mail recente:

"No verão de 2011, levei minha família para Atlanta, em Michigan. Eles nunca estiveram lá, mas era onde eu passava minhas férias de verão quando criança e, como agora tenho meus próprios filhos, eu queria mostrar a eles o lugar, especialmente o lago onde eu pescava, o Atlanta Pond (como o Departamento de Recursos Naturais se refere a ele). Meu irmão e sua família se juntaram a nós também. Um dia, fizemos uma viagem a Mackinaw e, no caminho de volta, eu estava dirigindo e meu irmão estava no banco do passageiro. Eram por volta das 7 da noite. Enquanto eu dirigia, notei que havia um rinoceronte no cruzamento à frente, fazendo uma curva à esquerda. Quando eu estava prestes a chamar a atenção para isso, a ilusão se desfez e não era um rinoceronte, mas um carro, fazendo a mão curva à esquerda. Foi um truque de luz e sombra.
No entanto, assim que minha mente registrou o erro e fui salvo de dizer algo embaraçoso, meu irmão tirou os óculos escuros e disse: 'Que diabos é aquilo?' Perguntei: 'Você também viu o rinoceronte?' E como eu disse, ele também se deu conta de que era apenas um carro e nós dois rimos disso.
De alguma forma, o sol e a sombra naquele exato momento fizeram o carro à frente parecer um rinoceronte. Não tenho ideia de como isso aconteceu, mas ainda hoje rimos disso."


Tradução: Tunguska Legendas


Nenhum comentário:

Postar um comentário