quinta-feira, 25 de junho de 2020

Relatório Público Sem Precedentes Sobre OVNIs Solicitado Pelo Comitê de Inteligência do Senado

Os legisladores querem saber quais dados existem, como são compartilhados,
 que ameaças essas aeronaves podem representar e se um adversário possui 
uma nova tecnologia inovadora.




Membros do Senado dos EUA expressaram preocupação de que as Forças Armadas dos EUA, assim como outras agências do governo federal, não tenham dado a devida atenção aos relatórios de encontros com fenômenos aéreos não identificados, ou UAPs, mais comumente chamados de objetos voadores não identificados, ou OVNIs, que podem estar ligados aos adversários dos EUA. Agora, eles procuram ordenar que o Diretor de Inteligência Nacional trabalhe com outras agências relevantes para produzir um relatório detalhando exatamente quais informações eles já possuem sobre os UAPs, como esses dados são coletados e processados, como estão sendo compartilhados e quais ameaças ou outros riscos esses objetos possam representar.

A convocação para a revisão dos UAPs foi incluída em um relatório que acompanha um rascunho da Lei de Autorização de Inteligência para o Ano Fiscal de 2021, que o senador Marco Rubio, um republicano da Flórida, apresentou em nome do Comitê Selecionado de Inteligência do Senado em 17 de junho de 2020. Danny Silva, do SilvaRecord.com, foi o primeiro a relatar o documento.

"O Comitê apoia os esforços da Força-Tarefa para Fenômenos Aéreos Não Identificados, no Escritório de Inteligência Naval, para padronizar a coleta e a divulgação de fenômenos aéreos não identificados, quaisquer vínculos que eles tenham com governos estrangeiros adversários e a ameaça que representam para os equipamentos e instalações militares dos EUA", diz o relatório do comitê. "No entanto, o Comitê continua preocupado com o fato de não haver um processo abrangente e unificado dentro do governo federal para coletar e analisar informações sobre fenômenos aéreos não identificados, apesar da ameaça potencial. O Comitê entende que as informações relevantes podem ser sensíveis; no entanto, o Comitê considera que o compartilhamento e a coordenação de informações em toda a Comunidade de Inteligência foram inconsistentes e esse problema careceu de atenção dos principais líderes".

Então, o que Rubio e seus colegas agora estão pedindo é que o Diretor de Inteligência Nacional, juntamente com o Secretário de Defesa e quaisquer outras partes que considerem relevantes, produzam um relatório sobre essas questões, dentro de 180 dias, e que seja principalmente de caráter público, embora possa ter detalhes adicionais confidenciais em um anexo. A revisão teria que cobrir os seguintes pontos:

1. Uma análise detalhada dos dados sobre fenômenos aéreos não identificados e relatórios de inteligência coletados ou mantidos pelo Escritório de Inteligência Naval, incluindo relatórios de dados e inteligência mantidos pela Força-Tarefa para Fenômenos Aéreos Não Identificados;

2. Uma análise detalhada dos dados sobre fenômenos não identificados coletados por:
a. inteligência geoespacial;
b. inteligência de sinais;
c. inteligência humana; 
d. inteligência de medição e assinatura;

3. Uma análise detalhada dos dados do FBI, derivados de dados sobre investigações de invasões de fenômenos aéreos não identificados no espaço aéreo restrito dos Estados Unidos;

4. Uma descrição detalhada de um processo interagências para garantir a coleta de dados em tempo hábil e a análise centralizada de todos os fenômenos aéreos não identificados relatados ao Governo Federal, independentemente de qual serviço ou agência tenha adquirido as informações;

5. Identificação de um oficial responsável pelo processo descrito no parágrafo 4;

6. Identificação de possíveis ameaças aeroespaciais ou outras ameaças impostas pelos fenômenos aéreos não identificados à segurança nacional e uma avaliação sobre se a atividade desses fenômenos aéreos não identificados pode ser atribuída a um ou mais adversários estrangeiros;

7. Identificação de quaisquer incidentes ou padrões que indiquem que um potencial adversário pode ter alcançado capacidades aeroespaciais inovadoras que poderiam colocar em risco as forças estratégicas ou convencionais dos Estados Unidos; 

8. Recomendações relativas ao aumento da coleta de dados, pesquisa e desenvolvimento aprimorados e financiamento adicional e outros recursos.

É importante observar que o Senado ainda precisa finalizar sua Lei de Autorização de Inteligência para o Ano Fiscal de 2021 e eles terão que reconciliá-la com os representantes na Câmara dos Deputados. Ambas as casas precisam aprová-la e o presidente Donald Trump precisa sancioná-lo. Mesmo assim, as orientações adicionais contidas nesse relatório não são vinculativas. Também é importante notar que esse relatório do comitê, bem como o rascunho existente da mais recente Lei de Autorização de Inteligência, tem anexos confidenciais, que podem conter informações adicionais sobre UAPs, embora não haja como dizer com certeza.

No entanto, a solicitação pública de um relatório por si só inclui uma série de novos e importantes detalhes, incluindo, desde o início, que a Marinha possui uma força-tarefa dedicada focada nessa questão. Por razões que permanecem inexplicáveis e que o The War Zone se aprofundou em detalhes no passado, a Marinha é a corporação no centro de todos os principais encontros com UAPs divulgados nas últimas duas décadas. Praticamente não houve comentários públicos significativos do restante das Forças Armadas dos EUA sobre eventos semelhantes.

Sabe-se que a Marinha tem apresentado informações confidenciais sobre UAPs a membros seniores do Congresso desde que o jornal The New York Times publicou sua primeira reportagem detalhada sobre Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP), do Pentágono, e seus antecessores, que também se concentraram em parte na investigação de relatos de objetos aéreos não identificados, em 2017. Alguns legisladores já expressaram suas preocupações sobre o conteúdo das informações que o serviço está fornecendo, se os conhecidos encontros com UAPs representam possíveis ameaças à segurança nacional e se esses problemas estão sendo levados a sério, como o The War Zone, entre outros, relatou no passado.

A menção específica de que a Agência Federal de Investigação (FBI) está coletando informações sobre avistamentos de UAPs também é notável, se não surpreendente. O departamento estava entre as agências do governo dos EUA que se sabia estarem envolvidas nas investigações de avistamentos de ainda avistamentos inexplicáveis de objetos não identificados sobrevoando várias partes do Colorado e Nebraska, incluindo instalações sensíveis da Força Aérea dos EUA, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, embora não haja indicação de que esse incidente foi um fator direto na solicitação do Comitê de Inteligência do Senado. 

Além das informações da Marinha e do FBI especificamente, o Senado deseja ver outros dados sobre UAPs provenientes de basicamente quaisquer outras fontes e métodos de inteligência disponíveis ao governo dos EUA. Menciona especificamente inteligência geoespacial (GEOINT), inteligência de sinais (SIGINT), inteligência humana (HUMINT) e inteligência de medição e assinatura (MASINT).

Talvez a parte mais interessante e preocupante dessa disposição seja a aparente admissão de que os senadores encarregados de supervisionar as atividades de coleta de inteligência dos Estados Unidos ainda não tenham um bom entendimento do processo interagências para a coleta e análise centralizada de dados sobre UAPs vindos de todas as partes do governo federal, ou quem pode ser o principal oficial encarregado desse processo, se ele existir. É difícil entender como isso poderia acontecer depois de todo esse tempo, dada a possibilidade de que esses encontros poderiam refletir ameaças à segurança nacional dos EUA, inclusive diretamente dos possíveis adversários dos EUA, algo que o The War Zone destacava regularmente ao discutir esses eventos no passado.

O que o Comitê Selecionado de Inteligência do Senado deseja desse relatório apenas ressalta essas preocupações. As estipulações do comitê concentram-se principalmente no possível envolvimento estrangeiro nesses eventos, como se esses encontros com UAPs podem "ser atribuídos a um ou mais adversários estrangeiros" e se são indicadores de "capacidades aeroespaciais inovadoras", em vez de temores absolutos sobre algum tipo de atividade extraterrestre, mas alguns ainda podem interpretar isso como ambíguo. No mês passado, o The War Zone foi a primeiro a reportar novas informações obtidas por meio da Lei de Liberdade de Informação sobre encontros entre pilotos da Marinha e UAPs na Costa Leste dos Estados Unidos nos últimos anos, que descreveram especificamente muitos dos objetos como tendo características humanas familiares ou semelhantes a balões.

Além de tudo isso, também é notável que os membros do Senado estejam buscando uma revisão pública dessas questões que eles poderiam divulgar ao povo americano. Se isso acontecer, pode facilmente se tornar um dos relatórios oficiais de caráter público mais importantes sobre os encontros com UAPs/UFOs desde os estudos do Projeto Blue Book, da Força Aérea dos EUA, nas décadas de 1950 e 1960.

Ainda resta saber como o Diretor de Inteligência Nacional responderá a essa solicitação, mas a inclusão do Comitê Selecionado de Inteligência do Senado em seu relatório é um indicador claro de que há pelo menos alguns legisladores desejando obter mais informações sobre o que as Forças Armadas dos EUA, bem como outras agências, sabiam sobre os UAPs e que ameaças eles poderiam apresentar aos Estados Unidos.


Tradução: Tunguska Legendas
Fonte: thedrive.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário