A outra história do Caso Varginha
Uma reconstrução hipotética a partir dos depoimentos e boletins de ocorrência
Rodrigo Paim
Em 20 de janeiro de 1996, três meninas avistaram uma criatura marrom, de grandes olhos vermelhos, pele oleosa e veias estufadas. O ser parecia assustado e estava encostado no muro de um terreno baldio, no bairro Jardim Andere, vizinho ao bairro Santana, onde as meninas moravam. Naquele mesmo dia, o comandante daquele turno, acompanhado de outros três bombeiros, trabalhava no bairro Vila Floresta, três ruas acima do local onde, horas depois, ocorreria o avistamento das três meninas. O motorista do caminhão dos bombeiros, que trabalhava naquele sábado pela manhã, juntamente com outros dois bombeiros, teria sido acionado por rádio, em uma comunicação integrada com a Polícia Militar, para se deslocar até um barranco no bairro Jardim Andere. Segundo uma ligação anônima, crianças estariam jogando pedras em um bicho estranho naquele local.
Quando essas informações são cruzadas com o primeiro depoimento, prestado em fevereiro daquele mesmo ano por um bombeiro que era cozinheiro na época, surge uma forte indicação de que se trata da mesma história, posteriormente recontada de forma recordatória pelo bombeiro a um ufólogo e amplamente divulgada pela mídia. Há também uma outra linha de investigação, seguida por ufólogos mais céticos em relação ao Caso Varginha, que aponta para uma série de falhas e lacunas documentais nas quais se encaixaria a hipótese de que, naquela manhã de 20 de janeiro de 1996, uma criatura estranha teria sido capturada pelos bombeiros, colocada em uma caixa de madeira coberta e posteriormente entregue a militares da ESA.
Essa segunda linha de investigação parte dos boletins de ocorrência de todo o mês de janeiro de 1996 e dos primeiros dias de fevereiro, obtidos pelo ufólogo Rony Vernet, por meio da Lei de Acesso à Informação. Ao organizar e analisar esses documentos, percebeu-se logo de início um problema nos registros destinados ao arquivamento da época: rasuras, números ausentes e saltos na ordem dos boletins. O padrão se repete em outros registros durante o mês de janeiro. Sendo justo, porém, é possível que alguns desses boletins simplesmente tenham se perdido com o tempo e não tenham sido encontrados nos arquivos da instituição encaminhados em resposta ao pedido, já que, depois de 25 anos, determinados registros podem ser destruídos conforme as regras de arquivamento. Ainda assim, existe uma série de fatores, no mínimo curiosos, relacionados aos boletins enviados referentes ao sábado, 20 de janeiro de 1996. À medida que foram organizados e estudados, surgiram padrões de erros e correções recorrentes na sequência das numerações dos boletins ao longo de todo o mês de janeiro. Contudo, justamente no fim de semana do dia 20, há uma particularidade. Em entrevista, o capitão dos bombeiros da época afirmou que foram registradas aproximadamente 34 ocorrências naquele dia, em razão da forte chuva que atingiu Varginha durante a noite. Dessas ocorrências, apenas oito foram encaminhadas ao ufólogo em resposta ao pedido feito pela Lei de Acesso à Informação. Apenas uma delas correspondia ao período da manhã. Ironicamente, esse único boletim matutino é datado das 11h15, justamente no intervalo posterior ao horário em que teria ocorrido a suposta captura, por volta das 10h30, e registra uma guarnição que, segundo os relatos, estaria trabalhando no corte de uma árvore no bairro Vila Floresta.
Nenhuma ocorrência registrada durante a tarde, período em que teria ocorrido o avistamento das três meninas, por volta das 15 horas, foi encaminhada. Também não aparece, entre os documentos recebidos, uma ocorrência correspondente ao corte de árvore realizado no Vila Floresta, trabalho que teria se estendido até aproximadamente as 13 horas. Tampouco aparece uma ocorrência comum de vistoria ou fiscalização em imóveis, atividade corriqueira dos bombeiros e que também poderia ocorrer aos finais de semana. E talvez esteja justamente no principal evento daquele sábado outra lacuna importante. A chuva torrencial que caiu sobre Varginha no início da noite, por volta das 18 horas, teria mobilizado as viaturas dos bombeiros e também grande parte do efetivo da Polícia Militar de Varginha. Ainda assim, apenas sete boletins referentes àquela noite foram recebidos. Eles confirmam a ocorrência da chuva, mas estão longe de representar as aproximadamente 34 ocorrências mencionadas pelo capitão. É nesse ponto que surge uma reconstrução possível dos acontecimentos. Após a chuva torrencial, uma força-tarefa entre as corporações teria designado dois policiais militares, identificados na narrativa como P2, para realizar uma varredura no Jardim Andere. Segundo essa hipótese, eles estariam em uma Fiat Prêmio branco.
Nesse cenário, poderia tratar-se da mesma criatura avistada pelas meninas durante a tarde. Depois de se esconder da forte chuva em uma casa em construção, ela teria saído em busca de outro abrigo, dirigindo-se para a mata localizada no barranco. Ao se assustar com a luz dos faróis da viatura, teria sido atingida pelos policiais. A partir daí, existem duas possibilidades que precisam ser consideradas. A primeira é que o depoimento do bombeiro que era motorista do caminhão naquele dia, prestado em 2018, esteja correto. Ele relata de maneira bastante espontânea que estava cortando uma árvore no Vila Floresta quando recebeu um chamado da central 190 sobre um bicho estranho avistado no Jardim Andere. Segundo seu relato, ele e mais dois ou três bombeiros, acompanhados pelo comandante do dia, foram de caminhão até o local. Desceram com uma caixa de madeira e uma rede utilizada para capturar animais, entraram na mata e fizeram uma busca, sem encontrar nada. Depois, retornaram ao caminhão com a caixa vazia.
Enquanto os moradores observavam a movimentação dos bombeiros, teria surgido o boato de que eles haviam capturado o bicho estranho que as crianças teriam apedrejado mais cedo. Esse rumor teria sido posteriormente amplificado em um programa de televisão da época, a partir do relato de um ajudante de pedreiro que teria ouvido moradores comentando que os bombeiros haviam capturado alguma coisa. A segunda possibilidade é que o depoimento do bombeiro que era cozinheiro na época, prestado em fevereiro de 1996 a um dos dois ufólogos que encabeçaram a pesquisa sobre o caso, esteja relacionado aos mesmos acontecimentos, ainda que de maneira diferente daquela posteriormente consolidada pela narrativa popular.
Se os dois depoimentos forem tomados em conjunto, eles podem ser interpretados de duas maneiras: ou algum dos relatos contém informações incorretas ou reconstruídas posteriormente, ou existiram ocorrências envolvendo bombeiros no Jardim Andere e no Vila Floresta que não aparecem nos boletins hoje disponíveis.
As lacunas documentais e os limites da reconstrução
É nesse ponto que as lacunas documentais ganham importância. Se determinados boletins realmente não foram preservados, eles poderiam corresponder a ocorrências que, por algum motivo, não chegaram ao conjunto de documentos obtido pela Lei de Acesso à Informação. Isso não prova que tenham sido suprimidos deliberadamente. Também não permite concluir, por si só, que houve uma operação para ocultar qualquer evento extraordinário. A lacuna apenas abre espaço para investigar o que aconteceu com esses registros e por que eles não aparecem no material atualmente disponível. A hipótese pode ser estendida para a noite daquele mesmo sábado. Caso os dois policiais envolvidos na suposta captura de uma segunda criatura tenham realmente encontrado um animal ferido ou estranho, poderiam ter solicitado pelo rádio o apoio do caminhão dos bombeiros, que possuía equipamentos adequados para captura e transporte de animais. Nessa reconstrução, a ESA teria sido acionada posteriormente e enviado um caminhão Mercedes-Benz 1418 para encontrar a equipe dos bombeiros no trevo de Varginha. Nesse cenário hipotético, a carga teria sido transferida para outro veículo, e a criatura, agora acondicionada em uma caixa metálica, teria sido transportada até a ESA. Uma operação semelhante poderia ter ocorrido anteriormente, no próprio barranco, caso a criatura encontrada pelos bombeiros durante a manhã tivesse sido efetivamente capturada e entregue a militares.
É importante destacar que essa reconstrução não depende apenas da existência de boletins ausentes. Ela também exige que diferentes depoimentos, horários, deslocamentos e veículos sejam compatibilizados em uma sequência coerente. É justamente por isso que deve ser tratada como hipótese de trabalho, e não como uma narrativa comprovada. A partir das lacunas existentes nos boletins de ocorrência, portanto, é possível construir um cenário diferente daquele que se consolidou na mitologia tradicional do Caso Varginha. Nessa reconstrução, a criatura vista pela manhã poderia ser a mesma observada pelas três meninas à tarde e, posteriormente, a mesma encontrada durante a noite pelos dois policiais militares.
A narrativa tradicional e a reconstrução alternativa
Essa hipótese também se distancia da narrativa mais conhecida sobre o destino da criatura. Na versão tradicional, após a captura pelos policiais, o ser teria sido levado inicialmente a um posto de saúde no bairro Santana, onde seu atendimento teria sido recusado. Em seguida, teria sido levado ao Hospital Regional, onde teria sido examinado, filmado, fotografado e submetido a exames de raio X. Durante a madrugada de sábado para domingo, teria sido transferido para o Hospital Humanitas, onde permaneceria por dois dias, passando por novos exames, filmagens e fotografias. Depois, teria sido retirado por um caminhão militar e transportado até a ESA na segunda-feira. Na terça-feira de madrugada, segundo a narrativa tradicional, teria sido levado à Unicamp, examinado por um patologista e outros especialistas e, posteriormente, encaminhado para a chamada Área 51, nos Estados Unidos.
A reconstrução alternativa é consideravelmente diferente. Nela, a criatura não teria passado inicialmente por todo esse circuito hospitalar. Poderia ter sido capturada pelos bombeiros, acondicionada em uma caixa e encaminhada diretamente aos militares, primeiro em uma operação durante o dia e, possivelmente, novamente durante a noite. Mas, se formos justos mais uma vez, a história contada pelos boletins disponíveis também não confirma integralmente essa segunda versão. O que os documentos permitem afirmar é que existem lacunas, inconsistências de numeração e uma quantidade de ocorrências que não corresponde integralmente ao volume mencionado por um dos comandantes. Isso é um fato documental que merece investigação. O salto seguinte, porém, pertence ao campo das hipóteses. É justamente nessa fronteira entre documento e interpretação que o Caso Varginha continua interessante para uma abordagem cética. Em vez de simplesmente escolher entre a narrativa ufológica tradicional e uma explicação completamente convencional, é possível examinar o que realmente está documentado, separar o que foi relatado posteriormente do que consta nos registros contemporâneos e identificar onde começam as inferências.
Evidência, testemunho, memória e hipótese
A ausência de um boletim não demonstra que uma captura ocorreu. Um depoimento posterior não comprova, sozinho, que o acontecimento narrado ocorreu exatamente daquela maneira. Da mesma forma, a existência de uma ocorrência policial ou de bombeiros em determinada região não demonstra que ela tenha relação com o suposto extraterrestre. Para estabelecer essa ligação, seriam necessários documentos independentes, registros contemporâneos, testemunhos consistentes e evidências materiais que permitissem reconstruir os acontecimentos sem depender exclusivamente de relatos retrospectivos. Ainda assim, as lacunas documentais são relevantes porque permitem formular perguntas que permanecem abertas: quais ocorrências compunham as aproximadamente 34 registradas naquele sábado? Por que apenas oito boletins foram disponibilizados? O que aconteceu com os registros ausentes? Existem livros de registro, escalas, despachos de rádio, relatórios internos ou outros documentos capazes de esclarecer os deslocamentos das equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar naquele dia? Enquanto essas perguntas não forem respondidas, qualquer reconstrução continuará sendo apenas uma hipótese. E talvez esse seja justamente o ponto mais interessante de uma investigação cética sobre o Caso Varginha: não partir da certeza de que houve uma criatura extraterrestre, nem da certeza de que toda a história foi inventada, mas voltar aos documentos, confrontar os relatos e descobrir exatamente onde termina aquilo que podemos demonstrar e onde começa aquilo que estamos apenas imaginando.
É nessa distinção entre evidência, testemunho, memória e hipótese que uma investigação do caso pode avançar. O problema não está em formular hipóteses, inclusive hipóteses extraordinárias, quando existem lacunas que justificam novas perguntas. O problema começa quando uma hipótese passa a ser tratada como conclusão antes que os elementos necessários para sustentá-la tenham sido demonstrados. No Caso Varginha, essa distinção é especialmente importante porque boa parte da narrativa conhecida foi construída a partir da combinação de testemunhos, relatos posteriores, interpretações de pesquisadores e acontecimentos que, isoladamente, podem admitir explicações muito diferentes.
Uma investigação realmente cética não precisa partir da premissa de que nada aconteceu. Ela precisa partir da disposição de descobrir exatamente o que aconteceu, ainda que a resposta final seja muito menos extraordinária do que a narrativa construída ao longo das décadas. Isso significa retornar aos documentos contemporâneos aos acontecimentos, comparar horários, escalas, deslocamentos, registros de rádio, boletins e depoimentos, identificar contradições e, principalmente, distinguir aquilo que está registrado daquilo que foi acrescentado posteriormente pela memória ou pela interpretação dos envolvidos. Também significa aceitar quando determinada pergunta permanece sem resposta, sem preencher automaticamente a lacuna com a explicação que melhor se encaixa na história que já conhecemos.
O que as lacunas permitem — e o que não permitem — concluir
A ausência de documentação pode ser significativa para uma investigação, mas não possui um significado único. Um registro pode ter sido perdido, arquivado de maneira inadequada, destruído conforme as regras vigentes ou simplesmente não ter sido incluído em uma solicitação. Da mesma forma, um depoimento pode preservar uma lembrança verdadeira, uma lembrança parcialmente reconstruída ou uma interpretação que ganhou novos elementos com o passar dos anos. Nenhuma dessas possibilidades deve ser escolhida antecipadamente. É justamente a comparação entre diferentes fontes que permite reduzir a margem de interpretação.
Afinal, se a história extraordinária for verdadeira, ela deverá sobreviver ao exame rigoroso das evidências. E, se não for, o mesmo exame poderá ajudar a explicar como uma sequência de acontecimentos aparentemente comuns, relatos reconstruídos ao longo dos anos, informações desencontradas e lacunas documentais acabaram dando origem a um dos casos ufológicos mais conhecidos do Brasil. Nesse sentido, talvez a pergunta mais interessante não seja apenas o que foi visto em Varginha?"
Investigar essa segunda pergunta não diminui o caso. Pelo contrário: pode revelar quais partes da narrativa possuem sustentação documental, quais dependem exclusivamente de testemunhos e quais nasceram da associação entre acontecimentos que talvez nunca tenham tido relação entre si.O papel do ceticismo na investigação
É justamente aí que o ceticismo pode cumprir seu papel. Não como uma tentativa de encerrar a discussão antes da investigação, nem como uma obrigação de encontrar uma explicação convencional para cada detalhe, mas como um método para separar o que sabemos do que acreditamos saber. Enquanto novas evidências não aparecerem, a reconstrução envolvendo os bombeiros, os policiais, os boletins ausentes e a possível sequência de capturas permanece uma hipótese. Ela pode ser investigada, confrontada e eventualmente confirmada ou descartada. O que não deve ser feito é transformar suas possibilidades em fatos simplesmente porque elas produzem uma narrativa coerente. No fim, é justamente a capacidade de suportar esse tipo de escrutínio que diferencia uma investigação histórica de uma história que apenas parece convincente.
Créditos e fontes
Créditos editoriais
Edição e revisão: Rodrigo Pontes
Texto-base: Rodrigo Paim
Fontes e referências mencionadas
Boletins de ocorrência do Corpo de Bombeiros de Varginha, referentes a janeiro de 1996 e aos primeiros dias de fevereiro, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e disponibilizados para investigação pelo ufólogo Rony Vernet.
Depoimentos de bombeiros relacionados aos acontecimentos de 20 de janeiro de 1996, incluindo o depoimento prestado em fevereiro de 1996 por um bombeiro que exercia a função de cozinheiro e o depoimento posterior, prestado em 2018, por um bombeiro que trabalhava como motorista do caminhão.
Depoimentos e pesquisas dos ufólogos envolvidos na investigação do Caso Varginha, incluindo referências às pesquisas de Ubirajara Franco Rodrigues e Vitório Pacaccini.
Registros e reportagens contemporâneos ao Caso Varginha, incluindo material jornalístico publicado em 1996 e registros posteriormente preservados em arquivos públicos e acervos documentais.
Arquivo Nacional — documentação relacionada ao Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado posteriormente para investigar as alegações relacionadas ao Caso Varginha.
Memória Globo / Fantástico — cobertura jornalística realizada em 1996 sobre os relatos de avistamento e os acontecimentos associados ao Caso Varginha.
Observação editorial
Esta reconstrução apresenta hipóteses formuladas a partir do cruzamento entre documentos, depoimentos e lacunas documentais. A ausência de registros, por si só, não comprova a ocorrência dos acontecimentos hipotéticos descritos no texto.
© Blog do Canal João Marcelo — Todos os direitos reservados.




0 Comentários