Brett Tingley
Quanto
mais descobrimos sobre as invenções bizarras que o Dr. Salvatore Pais patenteou
em nome da Marinha, mais perguntas temos.
O The
War Zone continua a explorar as patentes bizarras da Marinha dos EUA de
autoria do inventor enigmático Dr. Salvatore Pais e as circunstâncias
aparentemente incomuns de sua aprovação pelo Escritório de Marcas e Patentes
dos EUA (USPTO). Como parte da nossa investigação, obtivemos recentemente um
lote de e-mails internos do Comando de Sistemas Aéreos da Marinha, ou NAVAIR,
que parecem ter sido enviados entre Pais e membros do órgão em diferentes
escritórios do NAVAIR. Embora as patentes exóticas de produção de energia da
Marinha permaneçam tão misteriosas como sempre foram, esses e-mails dão impulso
à história em torno das invenções de Salvatore Pais e sugerem que as patentes
passaram por um processo de avaliação interna mais rigoroso do que se sabia
anteriormente. Os e-mails também parecem indicar que o programa de pesquisa que
emanou das patentes resultou de fato em algum tipo de demonstração
experimental.
No ano
passado, a publicação de várias patentes incomuns, atribuídas à Marinha dos
EUA, causou surpresa por causa das afirmações aparentemente radicais e não
convencionais encontradas nelas. Essas patentes incluíam tecnologias bizarras,
como um "supercondutor de alta temperatura", um "gerador de
ondas gravitacionais de alta frequência", um "gerador de campo
eletromagnético" semelhante a um campo de força, um "dispositivo de
fusão de compressão de plasma" e uma nave híbrida aeroespacial/subaquática
apresentando um "dispositivo de redução de massa inercial". Tudo soa
muito com ficção científica e parece descrever os blocos de construção teóricos
de uma nave com desempenho semelhante ao de um OVNI.
Imagem da
patente de Pais para uma
"Nave
que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial"
Cada uma
das invenções da Marinha é creditada ao Dr. Salvatore Cezar Pais, que, no
momento em que os pedidos de patente foram apresentados, era um engenheiro
aeroespacial da Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea da Marinha
(NAWCAD), do NAVAIR, em Patuxent (Pax) River, Maryland. Cada uma das invenções
recentes de Pais depende do que o inventor chama de "Efeito Pais",
descrito em inúmeras publicações pelo inventor como o "movimento
controlado da matéria eletricamente carregada (do sólido ao plasma) por meio de
rotação acelerada e/ou vibração acelerada sob transientes rápidos (porém
suaves) de aceleração-desaceleração-aceleração".
Apesar do
fato de que a liderança do NAVAIR brigou pelas patentes em recursos junto ao
USPTO, as patentes e seus conceitos subjacentes foram amplamente
ridicularizados por especialistas no assunto devido à falta de evidências
experimentais fornecidas para eles e sua aparente semelhança com conceitos
controversos e puramente teóricos, como redução de massa ou engenharia quântica
de vácuo. No entanto, o The War Zone obteve uma declaração do Dr. Pais
em uma série de contatos por e-mail em que o inventor alegou que seu trabalho
será provado correto em "um belo dia".
Os e-mails
internos do NAVAIR que o The War Zone obteve recentemente estão todos
relacionados à criação do pedido de patente e ao processo de revisão interna da
patente aparentemente bizarra de Pais "Nave que Utiliza um Dispositivo de
Redução de Massa Inercial". Todos os nomes no comunicado foram editados,
mas parece possível que muitos dos e-mails possam ter sido escritos pelo Dr.
Salvatore Pais com base em partes de assinaturas de e-mail não editadas, sem
mencionar o fato de que eles descrevem as patentes e publicações de Pais na
primeira pessoa. Ainda assim, em última análise, é impossível ter total certeza
de que esses e-mails foram realmente escritos pelo próprio Pais, apesar de o The
War Zone se referir ao autor como Pais ao longo desta reportagem para
simplificar.
Embora
muito permaneça desconhecido sobre essas patentes e sua origem, esses e-mails
oferecem novos detalhes sobre os processos internos que Pais e outros membros
da NAWCAD, em Pax River, se comprometeram a obter algumas das patentes
aprovadas. Por um lado, esses e-mails revelam que Pais ganhou 700 dólares
adicionais entre 2016 e 2018 por conta de dois prêmios de incentivo para a
patente "Nave que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa
Inercial".
Os e-mails
falam muito sobre os procedimentos burocráticos e a papelada relacionados às
divulgações de invenções e processos de pedido de patente. Esses e-mails
incluem órgãos da NAWCAD, incluindo o Escritório de Advocacia, bem como de
outras partes do NAVAIR, como a Ala de Testes Navais do Atlântico, e em uma
empresa de desenho em Uniontown, Ohio, que foi contratada para ilustrar os
pedidos de patente.
Os
formulários de divulgação da invenção contidos nos memorandos mostram que Pais
reivindica várias de suas patentes, como a "Nave que Utiliza um Dispositivo
de Redução de Massa Inercial", o "Supercondutor de Alta Temperatura
induzido por Piezoeletricidade", o "Gerador de Ondas Gravitacionais
de Alta Frequência" e o "Gerador de Campo Eletromagnético de
Ultra-Alta Intensidade", e diz que todos estão inter-relacionados. O
pedido para o gerador de ondas gravitacionais foi citado como complemento aos
pedidos para o gerador de ondas eletromagnéticas e dispositivo de redução de
massa inercial, e também está listado como uma patente intimamente relacionada
ao pedido para o supercondutor de alta temperatura.
Formulário
de divulgação do gerador de ondas gravitacionais de alta frequência
Todos os
três formulários de divulgação das invenções ("Nave que Utiliza um
Dispositivo de Redução de Massa Inercial", "Supercondutor de Alta
Temperatura induzido por Piezoeletricidade" e "Gerador de Ondas
Gravitacionais de Alta Frequência") mostram que essas invenções foram
divulgadas a vários membros do NAVAIR antes do pedido.
Os e-mails
também mostram que as invenções de Pais foram revisadas pelo Escritório de
Transferência de Tecnologia (TTO), em Pax River. De acordo com o perfil do
LinkedIn do Diretor do NAWCAD TTO, a missão do escritório é "se esforçar
para o avanço da missão do NAWCAD e melhorar o bem-estar econômico da
nação" e que "promover o uso de laboratórios e instalações de teste
da NAWCAD, desenvolve parcerias estratégicas com clientes e parceiros externos
e comercializa propriedade intelectual".
As
invenções de Pais passaram por "revisões técnicas e de marketing" em
algum momento no final de 2015 e, após isso, Pais defendeu suas invenções no
Conselho de Avaliação de Invenções da NAWCAD ao longo de 2016 e 2017. As
invenções parecem ter permitido o processo de revisão, já que a NAWCAD
posteriormente as submeteu individualmente ao USPTO para aprovação de patente a
partir de abril de 2016 com a patente do "dispositivo de redução de massa
inercial".
Foi
durante o período de revisão, no final de 2015, que o Escritório de Advocacia
da NAWCAD citou o Código de Regulamentação Federal 37 CFR § 501.6 dos EUA, que
afirma que o governo tem o direito a qualquer invenção feita por um funcionário
durante o horário de trabalho, "com uma contribuição do governo com
instalações, equipamentos, materiais, fundos ou informações" ou "que
tenha uma relação direta ou seja feita em consequência dos deveres oficiais do
inventor". A NAWCAD tinha interesse o suficiente na patente "Nave que
Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial" de Pais para citar
esse código e reivindicar as patentes para o governo dos EUA.
Em seu
formulário de divulgação de invenção para a patente do dispositivo de redução
de massa inercial, Pais assinou e datou um formulário que dizia "Como a
invenção aqui descrita foi feita como resultado direto do desempenho de minhas
funções atribuídas, concordo em atribuir todo o direito, título e interesse na
invenção para o governo e eu entendo que não reterei nenhum direito sobre a
invenção".
No
entanto, Pais escreveu embaixo que "Não há qualquer relação entre minhas
funções atribuídas e a invenção. A invenção foi feita independentemente de
qualquer desempenho de trabalho ou tarefas atribuídas pela Filial ou
Seção". Mais tarde, ele escreveu no mesmo formulário de divulgação que
"Todo o conceito inventivo (invenção) e tudo o que se refere a ele foi obra
do próprio inventor, sem nenhuma contribuição governamental".
É curioso
que a NAWCAD cite o código 37 CFR § 501.6 e que Pais assine e coloque a data em
um formulário afirmando que a invenção foi feita "como resultado direto do
desempenho de minhas funções atribuídas", mas apenas linhas depois também
escreve que não houve relação entre seus deveres e a invenção. As invenções
também foram avaliadas por vários conselhos de revisão internos da
NAWCAD/NAVAIR e garantidas ao USPTO pela liderança da NAWCAD, apesar de
aparentemente não terem correlação direta com as funções atribuídas a Pais.
Pais
escreve da mesma forma que suas obrigações como Engenheiro Aeroespacial para a
NAWCAD na época incluíam trabalhar no projeto e análise de Sistemas de
Gerenciamento Térmico de Combustível para aeronaves como o F-18, F-35 e P-8A,
bem como trabalhar em programas como o Laboratório Naval de Energia, Aviônica e
Térmica (NPATH), Tecnologia Avançada de Ciclo Variável (VCAT) e Veículo Aéreo
Não Tripulado de Vigilância e Ataque Embarcado (UCLASS). Depois que um de seus
trabalhos acadêmicos descrevendo as patentes foi aceito para publicação em
2016, Pais escreveu em um e-mail para vários funcionários do NAVAIR que "O
que é mais original sobre este trabalho é que já obteve a aprovação do Dr.
[censurado], uma das maiores autoridades mundiais em Energia Avançada e
Propulsão/Engenharia Quântica de Vácuo, que deu sua aprovação sem reservas a
este artigo, chamando-o de ‘um artigo muito bom’. [Censurado] também encaminhou
o artigo para vários de seus colegas, incluindo [censurado], outro especialista
no assunto".
Não se
sabe de quem podem ser os nomes censurados neste e-mail, mas existem alguns
candidatos prováveis com base nos campos limitados de "Potência e
Propulsão Avançada" e "Engenharia Quântica de Vácuo". Trabalhos
de duas das autoridades mundiais na interseção desses tópicos, o sempre
contratado por sua "ciência estranha", Hal Puthoff, e o engenheiro
aeroespacial H. David Froning, foram incluídos junto com o pedido de patente
para a "nave que usa um dispositivo de redução de massa inercial" de
Pais como "documentos de literatura não pertencentes a patentes".
A Froning
publicou extensos estudos financiados pela Força Aérea dos EUA sobre o design
de veículos hipersônicos e o uso de energia direcionada para auxiliar na
propulsão de aeronaves. Além disso, a Froning, com sede na Austrália, publicou
estudos revisados por pares sobre "novas direções no eletromagnetismo
para propulsão e energia" e usando campos eletromagnéticos especialmente
condicionados para controlar as reações de fusão nuclear - algumas das mesmas
tecnologias patenteadas por Pais em nome da Marinha dos EUA nos últimos anos.
A Froning
foi o autora do livro de 2016 The Halcyon Years of Air and Space Flight: And
the Continuing Quest [Os Anos Idílicos do Voo Aeroespacial: E a Busca Contínua],
um exame das "barreiras restantes diante de nossos próximos grandes passos
no ar e no espaço" que oferece exemplos de "sistemas materiais e de
energia e sistemas de propulsão e voo que podem ser necessários para
superá-los". Curiosamente, um usuário da Amazon chamado "Salvatore
Cezar Pais, Ph.D." parece ter avaliado o livro com cinco estrelas
brilhantes na Amazon em meados de 2016, e observou que a essência do livro é o
desenvolvimento de "propulsão de campo avançada pela engenharia de vácuo
quântico". É impossível saber se essa resenha do livro foi realmente
escrita pelo próprio Pais, embora seja importante notar que foi postada anos
antes das patentes de Pais se tornarem públicas, o que também tornou seu nome
público.
Por fim,
não se sabe quem são os especialistas no assunto que estão censurados no
e-mail. Ainda assim, parte da linguagem na resenha do livro da Froning ecoa a
linguagem em alguns desses e-mails internos do NAVAIR. No mesmo e-mail enviado
em 20 de abril de 2016, Pais escreveu a vários funcionários do NAVAIR que
"a habilitação de velocidades extremas de naves e, portanto, a viabilidade
de viagens intergalácticas usando materiais e métodos de engenharia atuais, é
possível com esta publicação", a resenha do livro escreveu que a pesquisa
da Froning "nos leva vários passos em direção ao nosso objetivo final como
civilização do voo intergaláctico" e "pode ocorrer com materiais de
última geração e métodos de engenharia".
Pais
encerra o e-mail de 20 de abril de 2016 acrescentando "Uma coisa é certa,
a existência deste artigo técnico e sua aceitação atual pelas principais
autoridades no campo facilitarão muito o processo de análise de patentes, culminando
com sorte em duas patentes essenciais para o futuro tecnologicamente avançado
da Marinha".
Nove dias
depois, Pais escreveu que o pedido de patente havia sido apresentado ao USPTO,
escrevendo que "[censurado] fez um trabalho admirável e produziu um pedido
de patente excepcional, o trabalho de [censurado] é altamente recomendável. O
conceito inventivo devido à sua simplicidade e minimalismo, apesar de sua
física quântica de vácuo avançada, é uma homenagem à Navalha de Occam.
Obrigado, senhor, por sua recomendação e seu apoio contínuo". Pode ser que
Pais esteja se referindo a Mark Glut, advogado de patentes da NAWCAD no momento
do pedido de patente. Conforme observado em nosso artigo anterior, Glut recebeu
uma procuração durante todo o processo de pedido de patente para a "nave
que utiliza um dispositivo de redução de massa inercial".
Em um
e-mail de maio de 2017, Pais escreve que "[censurado] é um advogado de
patentes formidável", acrescentando que "esses conceitos avançados
não eram fáceis de traduzir em pedidos de patente facilmente compreensíveis e
tecnicamente aceitáveis". No mesmo e-mail, Pais agradece ao destinatário
por sua "visão e liderança", escrevendo que "nossas discussões
geraram muitas ideias excelentes" e que Pais está "extremamente grato
a você por entendê-las e apoiá-las".
Em nosso
artigo anterior sobre as patentes de Pais, observamos que ele agradeceu
publicamente ao Diretor de Tecnologia do Departamento de Aviação da Marinha,
Dr. James Sheehy, em publicações acadêmicas por suas "muitas horas de
discussões instigantes sobre o conceito em questão". Nos e-mails relacionados
à patente do supercondutor de alta temperatura, um desconhecido do Departamento
de Aviação da Marinha escreve que "o conceito tem forte respaldo
teórico" e oferece ajuda no processo de pedido de patente. Como relatamos
anteriormente, Sheehy interveio para escrever declarações ao USPTO atestando
pessoalmente a operabilidade e a habilitação dos conceitos nas invenções de
Pais.
Depois que
o pedido de patente para a "nave que utiliza um dispositivo de redução de
massa inercial" foi submetido, um indivíduo desconhecido do Departamento
de Aviação da Marinha parabenizou Pais, escrevendo "Parabéns!! Agora,
preparar uma pequena demonstração para colocar a teoria em demonstração. A
segunda chamada 219 BAR/TT [Pesquisa Aplicada Básica/Transferência de
Tecnologia] foi lançada - pode ser a gênese de um projeto BAR/TT". Pode
ser que esse indivíduo seja o Dr. Sheehy. Em seu perfil do LinkedIn, Sheehy
escreve que "como CTO, ele supervisiona e defende a seleção de C&T
[Ciência e Tecnologia] para o NAE", enquanto o indivíduo neste e-mail
inclui "ST" em sua assinatura. No entanto, a identidade desse
indivíduo permanece desconhecida por causa das muitas partes censuradas no
e-mail.
O
financiamento para o projeto BAR/TT da Seção 219 proposto e mencionado neste
e-mail parece ter sido finalmente concedido, já que Pais cita o financiamento
que seu trabalho recebeu dele um ano depois, em 2017, em duas publicações
acadêmicas para novos conceitos de propulsão radicais, e novamente em 2019 para
uma "Nave Híbrida Aeroespacial-Submarina".
Outra
declaração feita pela liderança da NAWCAD parece sugerir que experimentos
demonstrativos foram idealizados para testar o "Efeito Pais" como
resultado deste projeto 219 BAR/TT. Em 2017, o Dr. Sheehy, Diretor de
Tecnologia do Departamento de Aviação da Marinha, escreveu ao USPTO para
declarar que Pais foi "atualmente financiado pela NAWCAD para redigir um
artigo de teste e instrumentação para demonstrar a viabilidade experimental
para alcançar valores elevados de energia e fluxo do campo eletromagnético".
Sheehy acrescentou que Pais, na época, estava há "um ano no projeto"
e "já havia começado uma série de experimentos para projetar e demonstrar
sistemas avançados de propulsão de alta densidade/alta energia".
De acordo
com um informativo da Marinha dos EUA, a Seção 219 da Lei de Autorização de
Defesa Nacional do Exercício de 2009, que foi alterada desde então,
"estabeleceu um mecanismo pelo qual um laboratório de defesa pode
financiar pesquisas básicas e aplicadas, transição de tecnologias desenvolvidas
pelo laboratório de defesa no uso operacional, recrutamento e retenção de
pessoal com conhecimentos científicos e de engenharia necessários e
revitalização e recapitalização dos laboratórios. A pesquisa básica é
direcionada para um maior conhecimento dos aspectos fundamentais dos fenômenos
e dos fatos observáveis, sem aplicações específicas para processos ou produtos
em mente. A pesquisa aplicada é a compreensão dos meios para atender a uma
necessidade específica e reconhecida. Ela pode ser orientada para o projeto e
desenvolvimento de protótipos". A mesma folha acrescenta que "a
transição de tecnologia move tecnologias maduras em programas de
registro".
Nos
e-mails relacionados ao pedido de patente de supercondutor de alta temperatura,
um indivíduo com um endereço de e-mail "navy.mil" sugere tentar obter
uma entrevista por telefone com um examinador principal, observando que
"podemos defender este pedido muito bem".
Com base
em documentos encontrados no site USPTO Public Pair relacionados ao
pedido de patente do supercondutor de alta temperatura, sabemos que uma
entrevista por telefone entre Pais, o advogado de patentes da NAWCAD, Mark
Glut, o examinador principal de patentes, e outro examinador do USPTO ocorreu
em 6 de junho de 2019. Nessa entrevista, Pais argumentou que a base teórica
para o supercondutor de alta temperatura é sólida, apesar da falta de
evidências experimentais.
Os e-mails
sobre o supercondutor de alta temperatura mostram que Pais foi rejeitado pelo
jornal de pesquisa de energia Joule em 2017. Os editores do Joule
escreveram que "embora o tópico da supercondutividade de temperatura
ambiente seja muito emocionante, exigiríamos que você fornecesse alguma
validação experimental convincente de seu caminho teórico proposto antes que
pudéssemos reconsiderar". No entanto, o artigo de Pais "Sistema
Supercondutor de Temperatura Ambiente para Uso em uma Nave Híbrida
Aeroespacial-Submarina" foi publicado nos anais do fórum AIAA SciTech
em 2019. Esse artigo não contém dados experimentais.
O pedido
para o supercondutor de alta temperatura permanece pendente no momento da
publicação.
Avanços
científicos recentes e as patentes de Pais
Nos
últimos meses, novidades importantes mexeram com toda a comunidade científica,
com supostas conquistas que as patentes de Pais afirmam. Um avanço radical
marcando o que os pesquisadores chamam de primeiro supercondutor de temperatura
ambiente foi anunciado na Nature em meados de outubro, possivelmente
abrindo as portas para novos métodos e níveis de geração de energia. Apesar da
empolgação, alcançar esse tipo de supercondutividade requer pressões extremas,
a mais baixa das quais era 2,6 milhões de vezes a pressão atmosférica ao nível
do mar. Por enquanto, o primeiro supercondutor de temperatura ambiente do mundo
permanecerá em laboratórios e em escalas minúsculas.
No mês
passado, outro projeto radical de supercondutor de alta temperatura foi
revelado ao mundo. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts
(MIT) e sua empresa secundária Commonwealth Fusion Systems (CFS) publicaram
sete artigos em uma edição especial do Journal of Plasma Physics
detalhando um novo projeto revolucionário de reator compacto de fusão. O MIT e
a CFS afirmam que o reator, conhecido como SPARC, poderia muito bem ser "o
primeiro experimento de fusão controlada por energia líquida" do mundo.
De acordo
com Martin Greenwald, Diretor Adjunto do Centro de Fusão e Ciência de Plasma do
MIT e cientista-chefe do projeto SPARC, uma das principais tecnologias
alavancadas no projeto SPARC é "uma tecnologia de eletroímã mais recente
que usa os chamados supercondutores de alta temperatura (HTS) que pode produzir
um campo magnético muito mais alto" para conter a reação de fusão dentro.
Arte
conceitual para o reator SPARC
Embora
essas novidades na tecnologia HTS pareçam não ter relação com os mecanismos
físicos alegados para permitir o "Efeito Pais", eles certamente
mostram que inventores misteriosos, que trabalham a portas fechadas em
laboratórios do Departamento de Defesa, não são os únicos em busca dessas
tecnologias do "Santo Graal".
Como
sempre, as perguntas permanecem
Embora
esses e-mails internos do NAVAIR possam não amenizar o mistério em torno das
invenções peculiares do Dr. Salvatore Pais e as razões pelas quais a liderança
do NAVAIR atestou sua operabilidade ao USPTO, eles acrescentam detalhes sobre o
processo de pedido de patente do inventor e as análises internas que as
patentes sofreram.
Além de
nos mostrar que Pais tem garantido consistentemente que as patentes são
incrivelmente revolucionárias e possíveis de serem criadas com os métodos e
materiais atuais, esses e-mails revelam que vários funcionários da NAWCAD e da
Junta de Avaliação de Invenções de Pax River os levaram a sério o suficiente
para liberar as patentes de Pais para o processo de pedido ao USPTO.
Também
sabemos agora que essas invenções resultaram no programa de Pesquisa Aplicada
Básica/Transferência de Tecnologia da Seção 219, que foi financiado com sucesso
e resultou em uma demonstração física e mais testes experimentais. Agora também
sabemos que as invenções passaram pelas revisões técnicas e de marketing
mencionadas pelo premiado Escritório de Transferência de Tecnologia da NAWCAD,
o que, em parte, facilita a transferência de tecnologia para parceiros fora da
Marinha, antes que as patentes fossem requeridas.
Apesar
desses novos detalhes, ainda continuamos perplexos com essas patentes bizarras
e o que elas podem significar para o "futuro tecnologicamente avançado da
Marinha". Ainda não encontramos nenhuma validação experimental ou
especialistas no assunto que possam confirmar as teorias de Pais.
Independentemente
disso, o The War Zone continua a fazer petições via FOIA por documentos
relacionados a essas patentes e os projetos de pesquisa que levaram a elas.
* * *
Tradução:
Tunguska Legendas
Fonte: the drive