sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A história de Lazar foi uma fraude para obter financiamento de Bigelow?

 




Glenn Campbell escreveu um artigo em 1997 oferecendo uma teoria cética sobre Bob Lazar e suas afirmações:

 

Lazar inventou a história por conta própria com base em seu conhecimento técnico avançado, seu trabalho terceirizado na Base de Nellis e as alegações anteriores de John Lear sobre alienígenas na Área 51 (alienígenas devorando humanos em uma vasta base subterrânea), que Lazar "limpou" e tornou mais plausível.

 

Qual foi a motivação de Lazar? Dinheiro. Segundo essa teoria, Lazar arquitetou a história para obter financiamento do filantropo de Las Vegas Robert Bigelow, que era conhecido por financiar projetos extravagantes.

 

 

Alguns detalhes não mencionados no artigo...

 

A empresa "Zeta Reticuli 2" tem um registro público no Departamento de Estado de Nevada, órgão que registra empresas. Lazar e Bigelow estão listados como detentores. Segundo a história, Lazar não apenas trabalhou com o Elemento 115; ele conseguiu contrabandear parte dele, e a empresa pretendia de alguma forma testá-lo ou explorá-lo. (Quanta segurança para uma base desse nível! Como um funcionário de baixo escalão pôde contrabandear o que é, indiscutivelmente, a substância mais preciosa da Terra?) Ainda não sabemos o propósito ou plano de negócios da empresa Zeta Reticuli 2. A única coisa certa é que ela existiu. Também podemos supor que, quando uma empresa privada é formada, sua intenção é ganhar dinheiro.

 

O próprio Lazar não tinha ideia de que sua história ficaria tão grande. Ele estava apenas tentando aplicar um golpe modesto (segundo essa teoria). Quase desde o dia em que a história foi transmitida (e ele foi identificado publicamente como a fonte), Lazar vem tentando colocar um freio nisso.

 

Lazar nunca esteve na Área 51! Se alguma vez esteve, ele poderia ter descrito detalhes simples da base que qualquer funcionário genuíno conheceria - como o refeitório ou o que você vê pela primeira vez quando sai do avião. Há MUITAS pessoas que podem verificar esses detalhes, e um ex-funcionário em particular (que conheci) interrogou Lazar em particular sobre eles e não chegou a lugar nenhum. Engraçado que alguém estaria disposto a revelar detalhes de um programa de disco ultrassecreto, mas não detalhes do refeitório.

 

Lazar tinha motivos para temer o governo! Se ele tivesse uma autorização de segurança, ele poderia ter sido processado por divulgar informações confidenciais ou qualquer informação sobre instalações secretas - até mesmo informações simples não relacionadas a alienígenas. (LOL! Então talvez seja POR ISSO que ele não pode falar sobre o refeitório da Área 51! Se ele esteve lá, ele poderia processado por isso, enquanto ele não poderia ser processado por revelar uma base inexistente que estuda discos no Lago Papoose.)

 

O interesse do FBI em Lazar era real. Knapp descreve a interação com um tal agente "Mike Thigpin" que, aparentemente, estava investigando Lazar. Knapp toma isso como evidência de que a história de Lazar é verdadeira. Minha interpretação, no entanto, é que assim que a história de Lazar foi transmitida na KLAS-TV, o próprio governo estava lutando para encontrar respostas para determinar se alguma informação confidencial (não relacionada a alienígenas) havia sido divulgada.

 

Lazar diz que foi a público na KLAS-TV apenas para salvar a própria vida. Pode haver um elemento de verdade nisso! Lembre-se de que Lazar aparece pela primeira vez na KLAS-TV com o pseudônimo de  "Dennis" e sem mostrar o rosto. Se o governo conseguiu identificá-lo de qualquer maneira e Lazar tinha uma autorização de segurança, então eles começaram a assediá-lo. Mesmo a história sendo fictícia, ele certamente violou os protocolos de segurança. A melhor maneira de salvar a própria bunda é tornar público sua história (falsa). Então ele fica protegido pela publicidade e o governo não pode tocá-lo.

 

Knapp diz que Los Alamos negou que Lazar trabalhasse lá, mas Knapp encontrou o nome de Lazar em uma lista telefônica oficial. Prova de encobrimento? Não exatamente. Los Alamos é um lugar grande, com muitos terceirizados. Lazar poderia ter trabalhado "em" Los Alamos sem trabalhar "para" Los Alamos. Não há dúvida de que ele trabalhou para uma terceirizada lá (e ele certamente teria recebido uma cartilha sobre sigilo governamental).

 

Lembro-me de ter visto um documento na era pré-internet (embora não tenha conseguido encontrá-lo novamente) que alegavam ser um memorando militar interno, divulgado na época da transmissão da KLAS-TV, confirmando que Lazar havia trabalhado na Base de Nellis, mas que ele nunca tinha estado em nenhuma "área avançada", aparentemente significando a Área 51. Permanece plausível, mas não comprovado que Lazar trabalhou brevemente na Base de Nellis e poderia ter obtido muitos detalhes de sua história lá. O fato de ele ter trabalhado na base e/ou ter uma autorização de segurança foi motivo suficiente para o FBI se interessar por ele depois que suas alegações foram transmitidas.

 

Lazar é um cara inteligente, sem dúvida! (Ou seja, inteligente em aspectos técnicos, não necessariamente em suas próprias escolhas de vida ou nos caminhos de outras pessoas.) Embora, provavelmente, ele tenha julgado mal a resposta do público à sua história e, provavelmente, não tenha obtido a recompensa que buscava, ele certamente pode fazer algumas jogadas de xadrez à frente e dizer: "Se eu fizer isso, essa outra coisa ruim vai acontecer comigo". Isso pode explicar por que ele não explorou sua história das maneiras óbvias, como cobrando valores altos por falar em conferências de ufologia ou dar entrevistas. (No entanto, isso não o impediu de buscar negócios em Hollywood. Talvez ele esteja apenas procurando peixes maiores.)

 

Em maio de 1989, mais ou menos na época em que Lazar foi a público, a Scientific American publicou um artigo sobre elementos hipotéticos. Naqueles dias pré-internet, todos liam as mesmas revistas. Lazar certamente era culto e inteligente, e a Scientific American estaria em sua lista de leitura. É concebível que ele tenha retirado a ideia do Elemento 115 de lá.

 

Minha ex-mulher uma vez trabalhou na Área de Testes de Tonopah e ela dirigia de um lado para o outro em seu próprio carro entre lá e Rachel. Ela passava no "Site 4" todos os dias, embora jure que era rotulada como "S4". É uma instalação de radar em uma planície sem encostas nas quais poderia construir hangares para discos, e esse nome real pode ter entrado na história de Lazar. Talvez ele realmente tenha trabalhado lá! (Se assim for, ele pode ter obtido um certo grau de proteção legal mudando a instalação para o Lago Papoose.)

 

Antes de fazer suas afirmações sobre OVNIs, Lazar era amigo de Jim Tagliani, que trabalhava na Área de Testes de Tonopah na época. Ele poderia ter contado a Lazar sobre o "Site 4" na Base de Nellis, bem como outras informações sobre operações na área.

 

Não há nada no Lago Papoose. Nada. Nós o olhamos de todos os ângulos (exceto colocar os pés nele). O principal são as estradas. Não há infraestrutura viária que pudesse suportar nem mesmo alguns ônibus por dia, muito menos uma grande obra de construção na área.

 

Gosto desta citação do meu artigo: "Verdadeira ou falsa, sinto que a história de Lazar enriqueceu minha vida de muitas maneiras interessantes."

 

 

 

*    *    *

 

 

 

 

Tradução: Tunguska Legendas

Fonte: http://area51looseends.blogspot.com/2011/10/lazar-story-fraud-for-bigelow-funding.html



quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

No Rastro do Filme da Operação Prato Parte I

 

NA ROTA DAS LUZES

27 de janeiro de 1978, há exatos 43 anos... 

Uma equipe composta por militares e civis registrou, através de uma filmadora (Elmo 360) um dos raríssimos filmes da Operação Prato gravado pelo piloto civil Virgílio Arantes de Mello (figura-01). Nesta reportagem você vai conferir com exclusividade a entrevista com Ernesto Isaías, filho deste piloto, e ainda poderá ver a fotografia do OVNI registrada pelo Virgílio e doada pelo próprio Sgt. Flávio Freitas ao filho do piloto (figura-02). Será disponibilizado o material produzido nas ruínas da antiga Cimatro (Companhia de Importação de Madeiras Tropicais) onde teria ocorrido o fenômeno ufológico (figura-04). Este local possui uma enorme caixa d’água que era utilizada como ponto de observação pelos militares. Ao final da reportagem você vai poder acompanhar a entrevista com o piloto Ivaldo Viegas Pantoja, Ivaldo é citado nos arquivos militares como testemunha ocular do OVNI.



Em 1977, entre os estados do Pará e Maranhão, nascia a mais rica onda ufológica que se tem conhecimento na história, conhecida popularmente como “Chupa chupa”. Gahando este título devido alegações feitas por moradores de algumas comunidades que se queixavam por serem atingidos por uma luz estranha - onde se retiravam o sangue, através de feixes de luz, e como consequência ficavam dias acamados - além de suas evoluções no espaço aéreo muito recorrentes em todo período que durou a onda. 

Devido ao desespero que tomou conta desses ribeirinhos no Pará houve o deslocamento de uma equipe composta por suboficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), lotados no I Comar em Belém. Os militares foram a campo para averiguar as denúncias e logo puderam constatar que algo extraordinário de fato acontecia naquela região, majoritariamente próximos a grandes massas de água. Estas missões receberam o nome de Operação Prato, posteriormente bastante conhecida por estudiosos do fenômeno UFO.

 A operação composta por militares também contou com a colaboração de civis, fato pouco explorado e ainda um mistério, afinal era uma missão muito sigilosa e que possuía uma quantidade considerável de civis, como é o caso de Virgílio Ernesto Arantes de Mello  que na época atuava como piloto e diretor de operações da empresa Kovacs Táxi Aéreo.

Virgílio é citado em relatórios e a ele é atribuído a autoria de gravações de filmes que registraram as evoluções de objetos no município de Ananindeua - Região Metropolitana de Belém - como comprovado neste documento: ROV (Registro de Observações de Óvnis) anexo-01-02 reg-089




Abaixo, confira os  fotogramas (Prints do filme)




Em abril de 2020, a equipe do documentário NA ROTA DA LUZES entrou em contato com Ernesto Isaías Arantes de Mello, filho de Virgílio. E ele revelou com exclusividade ao grupo de pesquisa Ufologia na Amazônia, que certa vez o seu pai levou pra casa um rolo de filmes com imagens que haviam sido gravadas na Baía do Sol, Ilha de Mosqueiro. Segundo Isaías, no filme havia uma gravação na qual era possível ver um Objeto Voador Não Identificado. Acompanhe a entrevista na íntegra. 

1) U.N.A: Ernesto, você saberia nos contar, como seu pai se envolveu nas pesquisas sobre os fenômenos aéreos que ocorreram no Pará em 1977?

ERNESTO: Não, talvez pela ligação com militares da FAB, uma vez que ele era investigador civil de acidentes aéreos, ou pelo fato de conhecer bem a região, mas não sei exatamente como ele se envolveu no projeto.

2) U.N.A:  Você lembra o nome de algum desses militares?  

ERNESTO: Sim, quer dizer, eu acho que ele era militar na época, mas não sei se ele foi militar, inclusive conheci ele pessoalmente, era o senhor Flávio.

3) U.N.A: Além deste nome você se recorda de outro nome?

ERNESTO: Sim, teve um piloto, chamado cmdt. Cohen, já falecido, lembro que ele foi algumas vezes com meu pai, assim como meu tio Aderbal Mello, já falecido.

4) U.N.A: Alguma vez seu pai comentou sobre o que ele tinha observado em suas vigílias?

ERNESTO: Sim ele conversava muito com meu tio Aderbal, eu presenciei várias conversas e eu vi um filme, que ele registrou um avistamento na Baía do Sol.

5) U.N.A: Você poderia nos descrever como era a filmagem?

ERNESTO: Então, era um filme curto tá? O local na época, segundo meu pai falou era na Baía do Sol, mostrava a lua inicialmente e o reflexo dela no rio e depois a câmera era deslocada para o lado esquerdo, eu acho, e focava uma luz no céu, e depois apontava para lua, e voltava para luz, eu lembro só disso, eu não lembro se movimenta, se havia objeto, se havia outra coisa, mas o que recordo é isso, era tipo como se quisesse estabelecer um  parâmetro entre a luz e a lua para mostrar que não eram a mesma coisa. Esse filme eu assisti e era interessante no filme que a câmera tinha um recurso que não era um zoom, mas era como se fosse, algum movimento que você fizesse na lente em que se afastava e se aproximava parecido com um zoom, só que quando você ampliava isso, a imagem distorcida e o que parecia ser apenas uma luz na verdade eram várias luzes, que unidas formavam apenas uma luminosidade, entendeu? E isso era bem interessante, acho que isso foi em 77/78, foi o ano que meu pai faleceu.

6) U.N.A: O objeto deslocou-se em algum momento?

ERNESTO: Eu não lembro do objeto se movimentar, mas era possível ver o movimento do rio, e lembro da vegetação que tinha próximo das árvores, vou mostrar um desenho, como ficava a descrição dos objetos (Figura-01) após “ampliado” e coloquei esse círculo, mas ele era o número menor, era assim que ele aparecia. 



7) U.N.A: Ernesto, alguém mais da sua família poderia contribuir com mais informações? 

 ERNESTO: Falei com meus irmãos e eles se lembram das mesmas coisas que eu.

8) U.N.A: Ernesto você guarda algum material?

ERNESTO: Sim, quem deu pra mim essa foto (Figura-02) foi o senhor Flávio. Detalhe, essa foto veio dentro deste envelope “projeto óvni Belém- Pará”, não sei o que significa, isso chegou na minha mão no final dos anos 80.



    

9) UNA.: Quais as suas considerações sobre a participação de seu pai na investigação? 

ERNESTO: Não sei exatamente em que momento e qual a sua contribuição para o projeto, devido o assunto sempre ter sido tratado com reserva e com a sua morte, ficou muito mais difícil mensurar.

10) Ernesto, além desta foto você ou sua família guardam algum material destas investigações?

ERNESTO: Não possuímos nenhum outro material. 



Considerações:



A entrevista com Ernesto, confirmou e revelou pontos curiosos sobre a operação prato, que aliás é bom que se diga, quanto mais o assunto é descortinado mais informações sigilosas são descobertas e lacunas são estabelecidas sobre a investigação. A participação de Virgílio durante algumas incursões militares e também a  fotografia do óvni  já era do conhecimento dos estudiosos do caso.




O curioso carimbo no envelope ressalta que este termo “Projeto OVNI” é novo, pois não foi encontrado em nenhuma documentação oficial, “vazada” ou publicação sobre a casuística, que utilize esta nomenclatura, o que nos leva a crer que este termo foi possivelmente uma criação dos civis. Com uma grande chance de ser de autoria do piloto civil Ubiratan P. Frias. Explicando melhor:

Haja vista, que a assinatura do Sgt. João Flávio Freitas constar no verso da fotografia e o Ernesto afirmar que recebeu a fotografia das mãos de sua mãe ao qual teria recebido das mãos do Freitas, é importante reconhecer que apesar da excelente memória de quem nos fornece o relato, durante a entrevista ele não reconheceu o rosto do Sgt. Flávio nas fotografias que enviamos ( via Whatsapp), porém foi categórico em reconhecer facialmente a de Pinon. Chegamos a consultar um outro piloto, Ivaldo Pantoja, que colaborou na investigação militar e afirmou nunca ter ouvido falar sobre o tal “Projeto OVNI”   por isso, até o momento chegamos à conclusão que o idealizador, da nomenclatura “projeto OVNI” seja uma iniciativa exclusiva do Pinon.



                                               FOTOGRAFIA DO OVNI

A fotografia contida no envelope faz parte do registro nº107 no Registro de Observações de OVNI (documento abaixo) e foi feita no dia 20 de junho de 1978. Apesar de Virgílio não ser citado no ROV, o Sgt.Flávio e Pinon são os observadores descritos no documento, o que confirma as recordações de Ernesto sobre a origem desta foto tirada na Baia do sol, na Ilha de Mosqueiro, agência distrital de Belém.

Obs: existem pesquisas que comprovam que possivelmente algumas fotos estão fora de ordem no ROV. Mais informações no conteúdo externo.




Sobre Virgílio Ernesto Arantes de Mello

Nasceu em 21 de Maio de 1935. Era filho mais velho de sete irmãos , perdendo o pai muito cedo,  ajudou a criar os irmãos mais novos. Cumpriu serviço militar e quando saiu do Exército foi trabalhar na Varig, empresa de grande porte que na época atuava em todo espaço aéreo brasileiro. Tornou-se piloto da Varig em meados da década de 1950 e início de 1960, tinha nível superior incompleto em direito e técnico em aviação aérea pela escola de aviação do Rio-grandense. No Pará, ajudou a fundar a Kovacs táxi aéreo em Belém, onde desempenhou a função de diretor de operações. Faleceu no exercício da função no dia 31 de Outubro de 1978 na ilha do Marajó.

Cimatro

Companhia Internacional de Madeiras Tropicais fundada em 19 de março de 1975, localizada  no final da estrada do Icui a laranjeira, a antiga madeireira está quase tomada pela ação do tempo e  pela ação de vandalismo, só sobram algumas paredes, e um telhado que ainda insiste em sobreviver, ela fica em uma distância de aproximadamente 500 metros de distância da Olaria Keuffer (outro ponto de observação) em 03 de setembro de 2020 os pesquisadores Heitor Costa, Alexandre Braga e Fabricio Monteiro, através de um antigo Como mostra as fotos abaixo:

 

 




Até o fechamento desta matéria  não foi possível contato obter mais informação sobre  madeireira.

Agradecimentos:

Aos pesquisadores do Grupo Ufologia na Amazônia, à família de Virgílio por ceder todas a informações necessária para a produção desta matéria. Em especial a colaboração de Ernesto Isaías, que se dispôs a ceder as fotografias e os desenhos.

Pesquisadores: Heitor Costa/ Iêda Ferreira/ Rodrigo Aguiar/ Greg Maravalha   



 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

E-mails mostram que as patentes de "OVNIs" da Marinha passaram por uma revisão interna significativa, resultando em uma demonstração

 Brett Tingley


 



 

Quanto mais descobrimos sobre as invenções bizarras que o Dr. Salvatore Pais patenteou em nome da Marinha, mais perguntas temos.

 

O The War Zone continua a explorar as patentes bizarras da Marinha dos EUA de autoria do inventor enigmático Dr. Salvatore Pais e as circunstâncias aparentemente incomuns de sua aprovação pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO). Como parte da nossa investigação, obtivemos recentemente um lote de e-mails internos do Comando de Sistemas Aéreos da Marinha, ou NAVAIR, que parecem ter sido enviados entre Pais e membros do órgão em diferentes escritórios do NAVAIR. Embora as patentes exóticas de produção de energia da Marinha permaneçam tão misteriosas como sempre foram, esses e-mails dão impulso à história em torno das invenções de Salvatore Pais e sugerem que as patentes passaram por um processo de avaliação interna mais rigoroso do que se sabia anteriormente. Os e-mails também parecem indicar que o programa de pesquisa que emanou das patentes resultou de fato em algum tipo de demonstração experimental.

 

No ano passado, a publicação de várias patentes incomuns, atribuídas à Marinha dos EUA, causou surpresa por causa das afirmações aparentemente radicais e não convencionais encontradas nelas. Essas patentes incluíam tecnologias bizarras, como um "supercondutor de alta temperatura", um "gerador de ondas gravitacionais de alta frequência", um "gerador de campo eletromagnético" semelhante a um campo de força, um "dispositivo de fusão de compressão de plasma" e uma nave híbrida aeroespacial/subaquática apresentando um "dispositivo de redução de massa inercial". Tudo soa muito com ficção científica e parece descrever os blocos de construção teóricos de uma nave com desempenho semelhante ao de um OVNI.

 

 


 


Imagem da patente de Pais para uma

"Nave que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial"

 

 

Cada uma das invenções da Marinha é creditada ao Dr. Salvatore Cezar Pais, que, no momento em que os pedidos de patente foram apresentados, era um engenheiro aeroespacial da Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea da Marinha (NAWCAD), do NAVAIR, em Patuxent (Pax) River, Maryland. Cada uma das invenções recentes de Pais depende do que o inventor chama de "Efeito Pais", descrito em inúmeras publicações pelo inventor como o "movimento controlado da matéria eletricamente carregada (do sólido ao plasma) por meio de rotação acelerada e/ou vibração acelerada sob transientes rápidos (porém suaves) de aceleração-desaceleração-aceleração".

 

Apesar do fato de que a liderança do NAVAIR brigou pelas patentes em recursos junto ao USPTO, as patentes e seus conceitos subjacentes foram amplamente ridicularizados por especialistas no assunto devido à falta de evidências experimentais fornecidas para eles e sua aparente semelhança com conceitos controversos e puramente teóricos, como redução de massa ou engenharia quântica de vácuo. No entanto, o The War Zone obteve uma declaração do Dr. Pais em uma série de contatos por e-mail em que o inventor alegou que seu trabalho será provado correto em "um belo dia".

 

Os e-mails internos do NAVAIR que o The War Zone obteve recentemente estão todos relacionados à criação do pedido de patente e ao processo de revisão interna da patente aparentemente bizarra de Pais "Nave que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial". Todos os nomes no comunicado foram editados, mas parece possível que muitos dos e-mails possam ter sido escritos pelo Dr. Salvatore Pais com base em partes de assinaturas de e-mail não editadas, sem mencionar o fato de que eles descrevem as patentes e publicações de Pais na primeira pessoa. Ainda assim, em última análise, é impossível ter total certeza de que esses e-mails foram realmente escritos pelo próprio Pais, apesar de o The War Zone se referir ao autor como Pais ao longo desta reportagem para simplificar.

 

Embora muito permaneça desconhecido sobre essas patentes e sua origem, esses e-mails oferecem novos detalhes sobre os processos internos que Pais e outros membros da NAWCAD, em Pax River, se comprometeram a obter algumas das patentes aprovadas. Por um lado, esses e-mails revelam que Pais ganhou 700 dólares adicionais entre 2016 e 2018 por conta de dois prêmios de incentivo para a patente "Nave que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial".

 



 

Os e-mails falam muito sobre os procedimentos burocráticos e a papelada relacionados às divulgações de invenções e processos de pedido de patente. Esses e-mails incluem órgãos da NAWCAD, incluindo o Escritório de Advocacia, bem como de outras partes do NAVAIR, como a Ala de Testes Navais do Atlântico, e em uma empresa de desenho em Uniontown, Ohio, que foi contratada para ilustrar os pedidos de patente.

 

Os formulários de divulgação da invenção contidos nos memorandos mostram que Pais reivindica várias de suas patentes, como a "Nave que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial", o "Supercondutor de Alta Temperatura induzido por Piezoeletricidade", o "Gerador de Ondas Gravitacionais de Alta Frequência" e o "Gerador de Campo Eletromagnético de Ultra-Alta Intensidade", e diz que todos estão inter-relacionados. O pedido para o gerador de ondas gravitacionais foi citado como complemento aos pedidos para o gerador de ondas eletromagnéticas e dispositivo de redução de massa inercial, e também está listado como uma patente intimamente relacionada ao pedido para o supercondutor de alta temperatura.

 



Formulário de divulgação do gerador de ondas gravitacionais de alta frequência

 

Todos os três formulários de divulgação das invenções ("Nave que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial", "Supercondutor de Alta Temperatura induzido por Piezoeletricidade" e "Gerador de Ondas Gravitacionais de Alta Frequência") mostram que essas invenções foram divulgadas a vários membros do NAVAIR antes do pedido.

 

Os e-mails também mostram que as invenções de Pais foram revisadas pelo Escritório de Transferência de Tecnologia (TTO), em Pax River. De acordo com o perfil do LinkedIn do Diretor do NAWCAD TTO, a missão do escritório é "se esforçar para o avanço da missão do NAWCAD e melhorar o bem-estar econômico da nação" e que "promover o uso de laboratórios e instalações de teste da NAWCAD, desenvolve parcerias estratégicas com clientes e parceiros externos e comercializa propriedade intelectual".

 

As invenções de Pais passaram por "revisões técnicas e de marketing" em algum momento no final de 2015 e, após isso, Pais defendeu suas invenções no Conselho de Avaliação de Invenções da NAWCAD ao longo de 2016 e 2017. As invenções parecem ter permitido o processo de revisão, já que a NAWCAD posteriormente as submeteu individualmente ao USPTO para aprovação de patente a partir de abril de 2016 com a patente do "dispositivo de redução de massa inercial".

 



 

Foi durante o período de revisão, no final de 2015, que o Escritório de Advocacia da NAWCAD citou o Código de Regulamentação Federal 37 CFR § 501.6 dos EUA, que afirma que o governo tem o direito a qualquer invenção feita por um funcionário durante o horário de trabalho, "com uma contribuição do governo com instalações, equipamentos, materiais, fundos ou informações" ou "que tenha uma relação direta ou seja feita em consequência dos deveres oficiais do inventor". A NAWCAD tinha interesse o suficiente na patente "Nave que Utiliza um Dispositivo de Redução de Massa Inercial" de Pais para citar esse código e reivindicar as patentes para o governo dos EUA.

 

 



 

Em seu formulário de divulgação de invenção para a patente do dispositivo de redução de massa inercial, Pais assinou e datou um formulário que dizia "Como a invenção aqui descrita foi feita como resultado direto do desempenho de minhas funções atribuídas, concordo em atribuir todo o direito, título e interesse na invenção para o governo e eu entendo que não reterei nenhum direito sobre a invenção".

 

No entanto, Pais escreveu embaixo que "Não há qualquer relação entre minhas funções atribuídas e a invenção. A invenção foi feita independentemente de qualquer desempenho de trabalho ou tarefas atribuídas pela Filial ou Seção". Mais tarde, ele escreveu no mesmo formulário de divulgação que "Todo o conceito inventivo (invenção) e tudo o que se refere a ele foi obra do próprio inventor, sem nenhuma contribuição governamental".

 


 


É curioso que a NAWCAD cite o código 37 CFR § 501.6 e que Pais assine e coloque a data em um formulário afirmando que a invenção foi feita "como resultado direto do desempenho de minhas funções atribuídas", mas apenas linhas depois também escreve que não houve relação entre seus deveres e a invenção. As invenções também foram avaliadas por vários conselhos de revisão internos da NAWCAD/NAVAIR e garantidas ao USPTO pela liderança da NAWCAD, apesar de aparentemente não terem correlação direta com as funções atribuídas a Pais.

 

Pais escreve da mesma forma que suas obrigações como Engenheiro Aeroespacial para a NAWCAD na época incluíam trabalhar no projeto e análise de Sistemas de Gerenciamento Térmico de Combustível para aeronaves como o F-18, F-35 e P-8A, bem como trabalhar em programas como o Laboratório Naval de Energia, Aviônica e Térmica (NPATH), Tecnologia Avançada de Ciclo Variável (VCAT) e Veículo Aéreo Não Tripulado de Vigilância e Ataque Embarcado (UCLASS). Depois que um de seus trabalhos acadêmicos descrevendo as patentes foi aceito para publicação em 2016, Pais escreveu em um e-mail para vários funcionários do NAVAIR que "O que é mais original sobre este trabalho é que já obteve a aprovação do Dr. [censurado], uma das maiores autoridades mundiais em Energia Avançada e Propulsão/Engenharia Quântica de Vácuo, que deu sua aprovação sem reservas a este artigo, chamando-o de ‘um artigo muito bom’. [Censurado] também encaminhou o artigo para vários de seus colegas, incluindo [censurado], outro especialista no assunto".

 



 

Não se sabe de quem podem ser os nomes censurados neste e-mail, mas existem alguns candidatos prováveis ​​com base nos campos limitados de "Potência e Propulsão Avançada" e "Engenharia Quântica de Vácuo". Trabalhos de duas das autoridades mundiais na interseção desses tópicos, o sempre contratado por sua "ciência estranha", Hal Puthoff, e o engenheiro aeroespacial H. David Froning, foram incluídos junto com o pedido de patente para a "nave que usa um dispositivo de redução de massa inercial" de Pais como "documentos de literatura não pertencentes a patentes".

 



 

A Froning publicou extensos estudos financiados pela Força Aérea dos EUA sobre o design de veículos hipersônicos e o uso de energia direcionada para auxiliar na propulsão de aeronaves. Além disso, a Froning, com sede na Austrália, publicou estudos revisados ​​por pares sobre "novas direções no eletromagnetismo para propulsão e energia" e usando campos eletromagnéticos especialmente condicionados para controlar as reações de fusão nuclear - algumas das mesmas tecnologias patenteadas por Pais em nome da Marinha dos EUA nos últimos anos.

 

A Froning foi o autora do livro de 2016 The Halcyon Years of Air and Space Flight: And the Continuing Quest [Os Anos Idílicos do Voo Aeroespacial: E a Busca Contínua], um exame das "barreiras restantes diante de nossos próximos grandes passos no ar e no espaço" que oferece exemplos de "sistemas materiais e de energia e sistemas de propulsão e voo que podem ser necessários para superá-los". Curiosamente, um usuário da Amazon chamado "Salvatore Cezar Pais, Ph.D." parece ter avaliado o livro com cinco estrelas brilhantes na Amazon em meados de 2016, e observou que a essência do livro é o desenvolvimento de "propulsão de campo avançada pela engenharia de vácuo quântico". É impossível saber se essa resenha do livro foi realmente escrita pelo próprio Pais, embora seja importante notar que foi postada anos antes das patentes de Pais se tornarem públicas, o que também tornou seu nome público.

 


 


 

Por fim, não se sabe quem são os especialistas no assunto que estão censurados no e-mail. Ainda assim, parte da linguagem na resenha do livro da Froning ecoa a linguagem em alguns desses e-mails internos do NAVAIR. No mesmo e-mail enviado em 20 de abril de 2016, Pais escreveu a vários funcionários do NAVAIR que "a habilitação de velocidades extremas de naves e, portanto, a viabilidade de viagens intergalácticas usando materiais e métodos de engenharia atuais, é possível com esta publicação", a resenha do livro escreveu que a pesquisa da Froning "nos leva vários passos em direção ao nosso objetivo final como civilização do voo intergaláctico" e "pode ​​ocorrer com materiais de última geração e métodos de engenharia".

 

Pais encerra o e-mail de 20 de abril de 2016 acrescentando "Uma coisa é certa, a existência deste artigo técnico e sua aceitação atual pelas principais autoridades no campo facilitarão muito o processo de análise de patentes, culminando com sorte em duas patentes essenciais para o futuro tecnologicamente avançado da Marinha".


 


Nove dias depois, Pais escreveu que o pedido de patente havia sido apresentado ao USPTO, escrevendo que "[censurado] fez um trabalho admirável e produziu um pedido de patente excepcional, o trabalho de [censurado] é altamente recomendável. O conceito inventivo devido à sua simplicidade e minimalismo, apesar de sua física quântica de vácuo avançada, é uma homenagem à Navalha de Occam. Obrigado, senhor, por sua recomendação e seu apoio contínuo". Pode ser que Pais esteja se referindo a Mark Glut, advogado de patentes da NAWCAD no momento do pedido de patente. Conforme observado em nosso artigo anterior, Glut recebeu uma procuração durante todo o processo de pedido de patente para a "nave que utiliza um dispositivo de redução de massa inercial".

 

Em um e-mail de maio de 2017, Pais escreve que "[censurado] é um advogado de patentes formidável", acrescentando que "esses conceitos avançados não eram fáceis de traduzir em pedidos de patente facilmente compreensíveis e tecnicamente aceitáveis". No mesmo e-mail, Pais agradece ao destinatário por sua "visão e liderança", escrevendo que "nossas discussões geraram muitas ideias excelentes" e que Pais está "extremamente grato a você por entendê-las e apoiá-las".

 



 

Em nosso artigo anterior sobre as patentes de Pais, observamos que ele agradeceu publicamente ao Diretor de Tecnologia do Departamento de Aviação da Marinha, Dr. James Sheehy, em publicações acadêmicas por suas "muitas horas de discussões instigantes sobre o conceito em questão". Nos e-mails relacionados à patente do supercondutor de alta temperatura, um desconhecido do Departamento de Aviação da Marinha escreve que "o conceito tem forte respaldo teórico" e oferece ajuda no processo de pedido de patente. Como relatamos anteriormente, Sheehy interveio para escrever declarações ao USPTO atestando pessoalmente a operabilidade e a habilitação dos conceitos nas invenções de Pais.

 



 

Depois que o pedido de patente para a "nave que utiliza um dispositivo de redução de massa inercial" foi submetido, um indivíduo desconhecido do Departamento de Aviação da Marinha parabenizou Pais, escrevendo "Parabéns!! Agora, preparar uma pequena demonstração para colocar a teoria em demonstração. A segunda chamada 219 BAR/TT [Pesquisa Aplicada Básica/Transferência de Tecnologia] foi lançada - pode ser a gênese de um projeto BAR/TT". Pode ser que esse indivíduo seja o Dr. Sheehy. Em seu perfil do LinkedIn, Sheehy escreve que "como CTO, ele supervisiona e defende a seleção de C&T [Ciência e Tecnologia] para o NAE", enquanto o indivíduo neste e-mail inclui "ST" em sua assinatura. No entanto, a identidade desse indivíduo permanece desconhecida por causa das muitas partes censuradas no e-mail.

 


 


 

O financiamento para o projeto BAR/TT da Seção 219 proposto e mencionado neste e-mail parece ter sido finalmente concedido, já que Pais cita o financiamento que seu trabalho recebeu dele um ano depois, em 2017, em duas publicações acadêmicas para novos conceitos de propulsão radicais, e novamente em 2019 para uma "Nave Híbrida Aeroespacial-Submarina".

 



 

Outra declaração feita pela liderança da NAWCAD parece sugerir que experimentos demonstrativos foram idealizados para testar o "Efeito Pais" como resultado deste projeto 219 BAR/TT. Em 2017, o Dr. Sheehy, Diretor de Tecnologia do Departamento de Aviação da Marinha, escreveu ao USPTO para declarar que Pais foi "atualmente financiado pela NAWCAD para redigir um artigo de teste e instrumentação para demonstrar a viabilidade experimental para alcançar valores elevados de energia e fluxo do campo eletromagnético". Sheehy acrescentou que Pais, na época, estava há "um ano no projeto" e "já havia começado uma série de experimentos para projetar e demonstrar sistemas avançados de propulsão de alta densidade/alta energia".

 

De acordo com um informativo da Marinha dos EUA, a Seção 219 da Lei de Autorização de Defesa Nacional do Exercício de 2009, que foi alterada desde então, "estabeleceu um mecanismo pelo qual um laboratório de defesa pode financiar pesquisas básicas e aplicadas, transição de tecnologias desenvolvidas pelo laboratório de defesa no uso operacional, recrutamento e retenção de pessoal com conhecimentos científicos e de engenharia necessários e revitalização e recapitalização dos laboratórios. A pesquisa básica é direcionada para um maior conhecimento dos aspectos fundamentais dos fenômenos e dos fatos observáveis, sem aplicações específicas para processos ou produtos em mente. A pesquisa aplicada é a compreensão dos meios para atender a uma necessidade específica e reconhecida. Ela pode ser orientada para o projeto e desenvolvimento de protótipos". A mesma folha acrescenta que "a transição de tecnologia move tecnologias maduras em programas de registro".

 

Nos e-mails relacionados ao pedido de patente de supercondutor de alta temperatura, um indivíduo com um endereço de e-mail "navy.mil" sugere tentar obter uma entrevista por telefone com um examinador principal, observando que "podemos defender este pedido muito bem".

 


 


Com base em documentos encontrados no site USPTO Public Pair relacionados ao pedido de patente do supercondutor de alta temperatura, sabemos que uma entrevista por telefone entre Pais, o advogado de patentes da NAWCAD, Mark Glut, o examinador principal de patentes, e outro examinador do USPTO ocorreu em 6 de junho de 2019. Nessa entrevista, Pais argumentou que a base teórica para o supercondutor de alta temperatura é sólida, apesar da falta de evidências experimentais.

 


 


Os e-mails sobre o supercondutor de alta temperatura mostram que Pais foi rejeitado pelo jornal de pesquisa de energia Joule em 2017. Os editores do Joule escreveram que "embora o tópico da supercondutividade de temperatura ambiente seja muito emocionante, exigiríamos que você fornecesse alguma validação experimental convincente de seu caminho teórico proposto antes que pudéssemos reconsiderar". No entanto, o artigo de Pais "Sistema Supercondutor de Temperatura Ambiente para Uso em uma Nave Híbrida Aeroespacial-Submarina" foi publicado nos anais do fórum AIAA SciTech em 2019. Esse artigo não contém dados experimentais.

 


 


O pedido para o supercondutor de alta temperatura permanece pendente no momento da publicação.

 

 

Avanços científicos recentes e as patentes de Pais

 

Nos últimos meses, novidades importantes mexeram com toda a comunidade científica, com supostas conquistas que as patentes de Pais afirmam. Um avanço radical marcando o que os pesquisadores chamam de primeiro supercondutor de temperatura ambiente foi anunciado na Nature em meados de outubro, possivelmente abrindo as portas para novos métodos e níveis de geração de energia. Apesar da empolgação, alcançar esse tipo de supercondutividade requer pressões extremas, a mais baixa das quais era 2,6 milhões de vezes a pressão atmosférica ao nível do mar. Por enquanto, o primeiro supercondutor de temperatura ambiente do mundo permanecerá em laboratórios e em escalas minúsculas.

 

No mês passado, outro projeto radical de supercondutor de alta temperatura foi revelado ao mundo. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e sua empresa secundária Commonwealth Fusion Systems (CFS) publicaram sete artigos em uma edição especial do Journal of Plasma Physics detalhando um novo projeto revolucionário de reator compacto de fusão. O MIT e a CFS afirmam que o reator, conhecido como SPARC, poderia muito bem ser "o primeiro experimento de fusão controlada por energia líquida" do mundo.

 

De acordo com Martin Greenwald, Diretor Adjunto do Centro de Fusão e Ciência de Plasma do MIT e cientista-chefe do projeto SPARC, uma das principais tecnologias alavancadas no projeto SPARC é "uma tecnologia de eletroímã mais recente que usa os chamados supercondutores de alta temperatura (HTS) que pode produzir um campo magnético muito mais alto" para conter a reação de fusão dentro.

 



Arte conceitual para o reator SPARC

 

 

Embora essas novidades na tecnologia HTS pareçam não ter relação com os mecanismos físicos alegados para permitir o "Efeito Pais", eles certamente mostram que inventores misteriosos, que trabalham a portas fechadas em laboratórios do Departamento de Defesa, não são os únicos em busca dessas tecnologias do "Santo Graal".

 

 

Como sempre, as perguntas permanecem

 

Embora esses e-mails internos do NAVAIR possam não amenizar o mistério em torno das invenções peculiares do Dr. Salvatore Pais e as razões pelas quais a liderança do NAVAIR atestou sua operabilidade ao USPTO, eles acrescentam detalhes sobre o processo de pedido de patente do inventor e as análises internas que as patentes sofreram.

 

Além de nos mostrar que Pais tem garantido consistentemente que as patentes são incrivelmente revolucionárias e possíveis de serem criadas com os métodos e materiais atuais, esses e-mails revelam que vários funcionários da NAWCAD e da Junta de Avaliação de Invenções de Pax River os levaram a sério o suficiente para liberar as patentes de Pais para o processo de pedido ao USPTO.

 

Também sabemos agora que essas invenções resultaram no programa de Pesquisa Aplicada Básica/Transferência de Tecnologia da Seção 219, que foi financiado com sucesso e resultou em uma demonstração física e mais testes experimentais. Agora também sabemos que as invenções passaram pelas revisões técnicas e de marketing mencionadas pelo premiado Escritório de Transferência de Tecnologia da NAWCAD, o que, em parte, facilita a transferência de tecnologia para parceiros fora da Marinha, antes que as patentes fossem requeridas.

 

Apesar desses novos detalhes, ainda continuamos perplexos com essas patentes bizarras e o que elas podem significar para o "futuro tecnologicamente avançado da Marinha". Ainda não encontramos nenhuma validação experimental ou especialistas no assunto que possam confirmar as teorias de Pais.

 

Independentemente disso, o The War Zone continua a fazer petições via FOIA por documentos relacionados a essas patentes e os projetos de pesquisa que levaram a elas.

 

 

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Tradução: Tunguska Legendas

Fonte: the drive